terça-feira, 14 de junho de 2011

Diretor da Santa Mônica orienta gestante para escolha da maternidade

Objetivo é evitar superlotação; medida exige colaboração de outras unidades hospitalares 

Wedja Santos

 Em virtude do fechamento temporário da Maternidade Nossa Senhora da Guia, de 15 a 19 deste mês, a Maternidade Escola Santa Mônica alerta a comunidade que as gestantes em trabalho de parto neste período têm como opção toda a rede credenciada para atendimento das pacientes de baixo risco, e a Santa Mônica para atendimento das gestantes de alto risco.
Entre as maternidades credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de baixo risco estão a Paulo Neto, Santo Antônio, São Rafael, Nossa Senhora de Fátima, Denilma Bulhões, além das maternidades do interior do estado, que são indicadas para a realização dos partos das gestantes que não têm nenhum fator de risco.
De acordo com o diretor da Santa Mônica, obstetra Telmo Henrique, o atendimento na unidade maternal é de referência para as pacientes com algum fator de risco, como, por exemplo, risco de partos prematuros, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardíacas ou outras associadas à gestação que possa necessitar de atendimento intensivo para a mãe ou para o recém-nascido. 
“Nós contamos com a atuação integral de todas as unidades hospitalares durante esse período e com a colaboração das famílias ao escolher a maternidade para a gestante. Nosso objetivo é evitar a superlotação e garantir o atendimento adequado e preciso a todas as pacientes”, destacou o diretor.