terça-feira, 14 de junho de 2011

Grupos estudam a possibilidade de realizar investimentos em Alagoas

Construção de terminal turístico de passageiros é um dos projetos que podem ser desenvolvidos pelo Grupo Formitex

Renée Le Campion

Empresários estudam fazer novos investimentos em Alagoas
Empresários dos grupos Formitex e Schahin vieram a Alagoas nesta terça-feira (14) para conhecer as potencialidades do Estado e analisar a possibilidade de realizar novos investimentos no ramo portuário e petrolífero. O assunto foi discutido durante reunião realizada na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), acompanhada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A construção de um terminal turístico de passageiros no Porto de Maceió é a proposta estudada pelo grupo Formitex. Já o grupo Schahin considera o desenvolvimento de projetos a curto e longo prazos na área petrolífera em território alagoano. “Vamos fazer análises técnicas para ver se há condições de implantar novas atividades na área da construção de equipamentos para exploração da camada pré-sal”, detalha o diretor do Schahin, José Antônio Schwarz.

A intenção dos grupos em trazer novos investimentos para Alagoas foi recebida com entusiasmo pelo secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes. “Temos total interesse em concretizar esses projetos. Nosso Estado oferece excelentes incentivos fiscais e ajudaremos os dois grupos da melhor forma possível durante esta fase de estudos”, afirmou.   

Nesse sentido, o diretor da Antaq, Tiago Lima, ressalta a necessidade de se atuar de forma integrada à Agência, que tem como foco de atuação o fomento ao crescimento da infraestrutura portuária e aquaviária. Além disso, cabe à Antaq a regulamentação, supervisão e fiscalização da exploração dessa infraestrutura, bem como das atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário.

Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a construção do terminal turístico no Porto de Maceió seria uma forma de promover o desenvolvimento do turismo no estado. “Nosso porto é o 5º do Brasil a receber mais passageiros, portanto a implantação do terminal seria ideal”, acrescentou.

Também participaram da reunião os secretários de Estado da Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton, e do Trabalho, Emprego e Renda, Herbert Motta; a administradora do Porto de Maceió, Rosiana Beltrão, e a equipe da área de desenvolvimento econômico da Seplande.

Visitas
Durante o período da tarde, os empresários dos grupos visitaram o Porto de Maceió, acompanhados da administradora do Porto, Rosiana Beltrão, e do diretor da Antaq, Tiago Lima.

Nas próximas semanas, os empresários devem se reunir com o secretário Luiz Otavio Gomes para discutir as próximas ações e questões como os incentivos oferecidos pelo Estado.