terça-feira, 14 de junho de 2011

Educação discute estratégias para fortalecer vínculo entre escola e comunidade

Em reunião com as coordenadorias regionais de educação, secretário Adriano Soares destacou importância da participação da sociedade no processo educativo

Ana Paula Lins
Foto: Valdir Rocha

Secretário esteve reunido com representantes das CREs nesta terça
Na manhã desta terça-feira (14), o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, reuniu as 15 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para discutir estratégias para o fortalecimento do vínculo entre as escolas da rede pública estadual e a comunidade. Para o secretário, os avanços na educação e a melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem só serão possíveis com o empenho de todos. 

“Todos fazemos a educação em Alagoas e, para que alcancemos os resultados almejados, é necessário que a administração, escola, coordenadoria e sociedade se unam em torno de um único objetivo, que é oferecer as melhores condições de aprendizagem ao aluno da rede pública estadual. Na verdade, somos um só. Somos parte do mesmo sistema”, ressalta.

Soares reafirmou que uma das primeiras medidas neste sentido será a criação de uma ouvidoria na SEE. O setor funcionará como um canal administrativo entre a secretaria e a sociedade, de forma que esta possa expor suas demandas e reivindicações e que os eventuais problemas sejam solucionados da maneira mais rápida possível.

Outra medida que será adotada pela SEE será disciplinar o uso dos espaços públicos escolares para que os mesmos possam servir e atender melhor à comunidade. “A Educação em Alagoas terá um controle social e, para isso, queremos intensificar esta aproximação com a sociedade para que ela também se sinta responsável por este processo e participe ativamente de todas as ações e discussões”, frisa Soares.

Enem
Outra tema abordado na reunião foi a capacitação dos professores do Ensino Médio para preparar os alunos para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que este ano será a única forma de acesso à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Estes treinamentos serão realizados em todas as CREs e envolverão 191 escolas e 1.719 professores.

Segundo a superintendente de Políticas Educacionais da SEE, Valéria Barros, a capacitação decorre do fato do Enem cobrar um maior esforço de raciocínio do aluno. “Nosso objetivo é treinar nossos professores para trabalhar essas habilidades junto aos alunos, tornando-os aptos e competitivos para esta nova metodologia”, pontua.

Valéria conta que este processo de capacitação se converterá em uma política educacional da Secretaria, visto que, no próximo ano, o processo seletivo do Enem será realizado duas vezes ao ano.