terça-feira, 17 de maio de 2011

Adolescente de Delmiro Gouveia vai representar Alagoas em Brasília

Evento selecionará comissão organizadora da IX Conferência Nacional da Criança e do Adolescente

 Lívia Santana

O adolescente Cosmo Luiz Soares de Souza, do município de Delmiro Gouveia, representa, nesta quarta-feira (18) o Estado de Alagoas em uma Oficina em Brasília. O objetivo é formar uma Comissão Organizadora para auxiliar na construção da IX Conferência Nacional da Criança e do Adolescente, a realizar-se em julho de 2012. Serão 27 adolescentes ao todo, representantes dos Estados e do Distrito Federal.

 O adolescente, de 17 anos, foi escolhido pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, por ter uma vasta participação em atividades. Cosmo Luiz viaja nesta terça-feira (17), às 16h.

 “A Superintendência de Políticas para Criança e o Adolescente é mais uma estrutura específica do governo para somar e reforçar a luta da criança e do adolescente. Somos uma estrutura de articulação, monitoramento e apoio às ações voltadas a este público e, portanto, estamos apoiando a participação de Cosmo Luiz no evento”, disse Cláudio Soriano, presidente do Cedca e superintendente de Políticas para a Criança e o Adolescente. 

De acordo com dados do Cedca e da secretária Municipal de Assistência Social de Delmiro Gouveia, Cristina Marques, Cosmo Luiz faz parte do Movimento de Adolescentes e Crianças (Mac), onde é coordenador Nacional e vice-coordenador paroquial da Pastoral da Juventude, participando da articulação dos movimentos da Igreja Católica.

Cosmo é ainda articulador municipal da Infância e Adolescência na Comissão Municipal pelo Selo Unicef, é secretário do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; membro do Conselho Escolar da Escola Estadual Luiz Augusto de Azevedo Menezes; representante das crianças e adolescentes do sertão alagoano no PACTO – Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido e membro do Observatório Juvenil.

 “Esperamos que Cosmo Luiz revele o protagonismo do adolescente do Estado de Alagoas, uma vez que ele já tem toda esta visibilidade e participação ativa. Que ele seja um grande multiplicador”, ressaltou Cláudio Soriano.

No evento, haverá uma eleição a fim de selecionar cinco adolescentes que integrarão a equipe organizadora da Conferência Nacional. Se o representante alagoano for eleito, permanecerá em Brasília até o dia 20, participando das reuniões da Comissão Organizadora.

 “Estou me sentindo um verdadeiro protagonista da minha história como alagoano e, sobretudo, como sertanejo. Vou com o compromisso de representar não apenas Alagoas, mas o sertão alagoano”, comentou Cosmo. “Espero ser eleito para compor a comissão nacional. Quando voltar, repassarei todas as informações para os que aqui ficaram”, enfatizou o adolescente.