terça-feira, 17 de maio de 2011

Casos de dengue estão em queda, mas governo do Estado mantém ações

De 1º de janeiro até o dia 14 de maio, 5.523 casos de dengue foram registrados em Alagoas

Josenildo Törres

Ações de combate à dengue devem continuar
O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta terça-feira (17) mostra que há cinco semanas consecutivas os números de casos de Dengue foram reduzidos. Isso porque, na semana 13 foram notificados 533 casos, na semana seguinte o número caiu para 480, na 15ª semana os casos foram reduzidos para 325, já na 16ª semana o número caiu para 314, uma semana depois o número foi reduzido para 264 e na semana passada o número passou para 180. 

Mesmo com a redução significativa apresentada no boletim da dengue, o município de Porto Calvo é o mais recente a compor a lista dos relacionados como sendo epidêmicos por apresentar índice de incidência superior a 300. No boletim anterior, a taxa de incidência do município era de 187; uma semana depois esse número saltou para 377. 

A situação mostra o efeito positivo das ações integradas entre o Governo do Estado e as prefeituras alagoanas. No entanto, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, a redução não deve ser comemorada, pois este período é marcado pela proliferação da doença, já que chove e faz sol em períodos alternados, facilitando a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.  “A determinação é manter as ações, o apoio e a mobilização", alertou o secretário.

Ainda de acordo com o último Boletim Epidemiológico, já foram notificados 5.523 casos de dengue entre o dia 1º de janeiro até o dia 14 de maio deste ano. Neste período, foram notificadas cinco mortes e oito municípios estão em situação epidêmica, já que o número de incidência da doença é igual ou superior a 300 casos para cada mil habitantes, segundo o Boletim Epidemiológico da Sesau.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira, faz um alerta para que a população permaneça vigilante. “Ao sentir os primeiros sintomas da dengue, que são febre alta, entre 39° e 40°C, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele e dor abdominal, o paciente deve procurar uma unidade de saúde, para que receba atendimento e a doença não se agrave e o leve a óbito”, destacou.

Mas Cleide Moreira recomendou que a população deve seguir todas as medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito causador da doença. “Para isso é necessário manter bem tampados os recipientes de água, remover folhas, galhos e tudo que possa impedi-la de correr pelas calhas. Também é importante fechar bem o saco de lixo, deixando-o fora do alcance de animais e não permitir que se acumule água sobre as lajes das residências”, informou.