terça-feira, 17 de maio de 2011

Própolis vermelha de Alagoas atrai atenção do mercado chinês

Reportagem publicada pelo jornal chinês Globo Time atraiu interesse de empresários que estão ligando para a redação, pedindo informações sobre produto alagoano

Diego Barros

Própolis vermelha também tem chamado a atenção de chineses
A própolis vermelha de Alagoas está chamando a atenção dos orientais. Primeiro foram os japoneses, que periodicamente fazem visitas aos produtores alagoanos e já levam o produto para usos medicinais. Agora são os chineses que estão interessados no produto.

Eles despertaram o interesse para a própolis vermelha a partir da publicação de uma reportagem sobre o assunto no jornal chinês Globo Time, no dia 5 de maio, elaborada pelo correspondente no Brasil, Wu Zhihua. Segundo ele, esse é o segundo maior jornal da China, com uma tiragem de 2 milhões de exemplares por dia.

“Agora os leitores e empresários da China estão ligando para a redação do jornal, querendo saber como podem fazer para adquirir a própolis de Alagoas”, salientou o jornalista chinês, em contato feito com a reportagem por telefone.

Wu Zhihua esteve em Alagoas entre os dias 28 e 29 de maio para cobrir o Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), organizado pelo Ministério da Agricultura (Mapa), e resolveu conhecer também a produção de própolis vermelha.

Ele foi ao Cinturão Verde da Braskem, em Maceió, onde há uma unidade de produção de própolis vermelha, acompanhado pelo superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Hibernon Cavalcante, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Também participaram da visita o produtor de própolis José Marinho de Lima e o presidente da Associação Uniprópolis, Mário Calheiros. “Estamos trabalhando para obter um selo de identificação geográfica para a própolis, o que vai caracterizá-la como tipicamente alagoana. Esse selo é como uma patente”, frisou Mário Calheiros.

Ele explicou que a Associação Uniprópolis reúne 68 produtores alagoanos e que a produção anual é de cerca de mil quilos do produto. “A própolis começou a ser produzida em Alagoas há 10 anos, e o primeiro a buscar apoio foi o José Marinho de Lima”, comentou.

“Hoje sabemos que esse é um produto que só existe em Alagoas, por conta da região de mar e lagoas e de uma planta conhecida como rabo de bugio, da qual a abelha retira o extrato para produção da própolis na cor vermelha”, narrou Mário Calheiros.

De acordo com ele, a Universidade de São Paulo (USP) conduz estudos com a própolis vermelha alagoana e já se sabe que ela tem propriedades medicinais, inclusive de combate e prevenção do câncer. “Vamos nos organizar ainda mais para que possamos fornecer o produto diretamente para a China, o que vai remunerar melhor o produtor e valorizar o produto alagoano”, citou o presidente da Uniprópolis.