terça-feira, 17 de maio de 2011

Bolsa Família: técnicos anunciam melhora nos índices de frequência escolar

Seminário reuniu Assistência Social e Educação para debater a realidade do programa em Alagoas

Maria Barreiros - estagiária

Coordenadores e técnicos municipais do Programa Bolsa Família (PBF) e operadores da frequência escolar dos 102 municípios alagoanos se reuniram, nesta terça-feira (17), com representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Educação (MEC), no auditório da Faculdade Tiradentes (Fits).

O objetivo do encontro foi promover o debate da gestão das condicionalidades do Programa Bolsa Família, vinculado à Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), com foco na qualidade das informações registradas no sistema de acompanhamento da frequência escolar do Projeto Presença, pertencente à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

De acordo com a coordenadora estadual do Programa Bolsa Família (PBF), Maria José Cardoso, é importante destacar que por meio de ações integradas entre a Assistência e a Educação - como o levantamento bimestral dos percentuais de acompanhamento da frequência escolar - foi possível identificar uma melhora, que corresponde a 85% de estudantes corretamente cadastrados, o equivalente a 440 mil alunos beneficiários do PBF.

Para o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, o seminário permitiu aos representantes dos 102 municípios receberem informações atualizadas dos técnicos do MDS e do MEC. “É nosso objetivo melhorar os índices dos motivos apresentados na diminuição da frequência escolar dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família, por isso nos empenhamos em trazer profissionais capacitados para tirar as dúvidas dos coordenadores municipais”, ressaltou Palmeira.

Um dos palestrantes do seminário, o diretor-técnico da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania do MDS, Daniel Ximenes, afirmou que Alagoas está se aproximando da média nacional da frequência escolar dos alunos beneficiários do PBF, que está na faixa de 90%.

Ainda de acordo com Ximenes, mesmo com a dificuldade em cadastrar todos os alunos que mudam de escola, ou até de município, e não atualizam o seu formulário de beneficiário do Programa Bolsa Família, é de fundamental importância identificar os estudantes não localizados, para que não se perca o benefício.

O III Seminário Estadual sobre a frequência Escolar dos Beneficiários do Programa Bolsa Família ainda contou com as palestras das técnicas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Conceição Zotta e Márcia Regina Ribeiro, além do técnico Florentino Neto, que apresentou as funções do Sistema de Condicionalidades do MDS, o Sicon.