terça-feira, 17 de maio de 2011

Defesa Social assina termo de cooperação com a Secretaria da Mulher nesta quarta-feira

Objetivo é garantir um combate mais efetivo ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Mosael Henrique

O secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário Cesar Cavalcante, e o delegado geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, assinam, nesta quarta-feira (18), às 11h, no Palácio República dos Palmares, o termo de cooperação com a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SMCDH) para um combate mais efetivo ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

“Já tínhamos solicitado este termo de cooperação por acharmos essencial a integração entre essas secretarias para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Agradecemos a colaboração da Secretaria da Mulher e estamos unidos nessa luta”, declarou o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar.

O Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto-juvenil é comemorado em 18 de maio. Há onze anos essa data vem sendo marcada pela luta de meninos e meninas, que sofrem ou sofreram esse tipo de violência. Com o objetivo de combater essa situação, o governo de Alagoas, por meio da SMCDH, está realizando durante todo o mês diversas ações de alerta e conscientização da população.

Em Alagoas, o atendimento às vítimas de exploração sexual é realizado pelo Centro de Atendimento às Vítimas de Crime (CAV Crime), que disponibiliza psicólogos e toda rede de atenção e cuidados aos meninos e meninas que sofreram algum tipo de agressão ou abuso sexual. 

Durante a programação estadual, haverá uma fiscalização do Procon em parceria com a Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente em motéis, hotéis, bares e restaurantes da capital, palestras educativas, distribuição de folders educativos nos sinais, caminhadas, mobilização via web e o encontro estadual com o tema “Violência Sexual: Apontamentos sobre Assistência a meninos e meninas”.