terça-feira, 17 de maio de 2011

Reconstrução: Ponte do Riachão é concluída em Rio Largo

Município foi um dos mais atingidos pelas enchentes de 2010; ponte garante acesso à rodovia AL-210 

 Suzana Gonçalves e Acássia Deliê

Ponte destruída pelas enchentes de 2010 foi reconstruída
Completamente destruída pelas enchentes que atingiram Alagoas em 2010, a Ponte do Riachão, em Rio Largo, foi totalmente reconstruída e entregue à população do município. A obra foi realizada pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

A ponte do Riachão possui 200 metros de extensão sobre o Rio Mundaú e é considerada uma das mais importantes da região, pois viabiliza o acesso dos moradores de Rio Largo à rodovia AL-210, uma das saídas do município. 

“Sem essa ponte, não entra dinheiro para a cidade. A comunidade de Riachão precisa atravessar a ponte para poder trabalhar. Como a ponte havia partido em duas com a enchente, os moradores tinham que atravessar o Rio de canoa”, explica o comerciante Jadiel Eugênio da Silva, 40, que também teve sua casa destruída pelas fortes chuvas de 2010. 

Ponte Angelita - Outra obra concluída em Rio Largo foi a reconstrução da superestrutura da ponte de acesso à Ilha Angelita, também sobre o Rio Mundaú. A obra, finalizada e entregue em setembro de 2010, representou o recomeço da vida dos moradores da região, após a tragédia que assolou 19 municípios alagoanos.

“Concluir e entregar todas essas obras é mais do que um compromisso do Governo Estadual com a população dos municípios atingidos. Cada obra concluída é uma alegria que traz a sensação de dever cumprido com as pessoas que passaram por aquela tragédia sem precedentes”, diz o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman.

As obras da reconstrução continuam sendo realizadas e acompanhadas pela Seinfra e pelo DER nos municípios atingidos pelas enchentes no Vale do Paraíba e no Vale do Mundaú. Em Rio Largo, são executadas obras em pontes e vias em geral, destruídas pela força das águas. No total, 17,6 mil casas também estão sendo reconstruídas em Alagoas para os desabrigados da tragédia.