terça-feira, 17 de maio de 2011

Alagoas tem Pressa terá sala para controle de metas

Todo os resultados serão avaliados, analisados e cobrados pelo secretariado e pelo próprio governador Teotonio Vilela Filho

Mário Lima e Victor Brasil

O governador lançou programa para reduzir miséria em AL
Uma sala de situação com 43 lugares, telas de projeção simultâneas, ambiente interativo com rede interligada, e em tempo real, será o centro de operação para técnicos e gestores do Governo acompanhar, monitorar e controlar ações, indicadores e metas do programa Alagoas tem Pressa, que a partir de agora será espinha dorsal da gestão pública.

“Agora vamos poder mensurar as metas e destrinchar os projetos em tempo real e de forma permanente. O programa Alagoas Tem Pressa é um divisor de águas na gestão pública de meu governo, uma ferramenta onde vou poder cobrar com rigor os prazos e as metas prioritárias de governo”, assinalou o govenador Teotonio Vilela.

A sala foi idealizada pela empresa de consultoria Macroplan e será coordenada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), com o objetivo de desenvolver e priorizar as atividades do programa Alagoas Tem Pressa.

A Sala de Situação é um ambiente onde serão concentradas todas as informações estratégicas que vão estar à disposição do Poder Executivo, com a finalidade de subsidiar a tomada de decisões e a gestão, além de contribuir para a transparência acerca das ações desenvolvidas.

Segundo as arquitetas responsáveis pelo projeto, Luzia Brasileiro e Paula Tomás, a sala terá capacidade para até 75 pessoas, sendo 43 membros de reuniões e 32 ocupantes ouvintes. 

O local será equipado com equipamentos inovadores, que vão auxiliar na apresentação, em tempo real, do diagnóstico situacional do Estado no que tange às questões socioeconômicas.

Nas reuniões, serão realizadas avaliações das metas definidas por cada área de resultado estabelecida no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado, bem como dos projetos estruturantes e da execução financeira das secretarias estaduais. Com isso, será possível oferecer insumos para acelerar o processo de tomada de decisão, contribuindo para a efetiva orientação do Governo de Alagoas.

Para que as metas sejam alcançadas, será estruturada também uma sala de controle, com equipe própria, capaz de capturar e processar as informações necessárias para as análises e tomadas de decisão. A Sala de Situação está prevista para ser inaugurada no início do segundo semestre.