terça-feira, 17 de maio de 2011

Alagoas ganhou mais de 25 mil postos de trabalho nos últimos doze meses

Motivos sazonais relacionados às atividades sucroalcooleiras, comum nos meses de abril, foram responsáveis pelo saldo negativo de 4,97% em relação ao mês de março

Viviane Chaves

Alagoas registrou um saldo positivo nos últimos doze meses com a criação de mais 25.017 postos de trabalho, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregos (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados nesta terça-feira (17). No mês passado, o Caged divulgou que Alagoas obteve a maior taxa de crescimento entre todas as unidades federativas, com 34.711 novos postos de trabalho, representando 11,92%.

Como o próprio Caged deixa claro, motivos sazonais relacionados às atividades sucroalcooleiras, comum nos meses de abril, foram responsáveis pelo saldo negativo de 4,97% em relação ao mês de março. Os dados demonstram ainda que em Alagoas houve saldo positivo nos setores da construção civil, com 601 postos de trabalho; serviços, com 336; e comércio, com  97. 

“Já é esperada a sazonalidade desse período em Alagoas, por isso não é questão para ser avaliada devido ao período de entressafra que vivemos. Recuperamos facilmente esse índice negativo no decorrer do ano. O que deve ser tomado como base é o estoque de empregos, e demonstramos crescimento. O Brasil inteiro sofre com a queda no número de empregos nos primeiros quatro meses do ano, devido a férias, final de ano”, afirmou o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional Herbert Motta, lembrando que a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho (Rais), divulgada pelo Ministério do Trabalho, mostra Alagoas com crescimento de 24,9 mil empregos em 2010, representando um aumento de 5,57% em relação ao ano anterior.  Só no mês de dezembro foram 471.

Em entrevista nesta terça-feira, o economista Cícero Péricles comemorou os dados da Rais, que divulgou a continuidade que Alagoas vem tendo no crescimento de trabalhadores com carteira assinada resgitrado em 2010. Ele afirmou que de acordo com a Rais do ano passado o estado obteve 470 mil novos postos de trabalho, sendo 125 mil a mais que no ano anterior.

O economista constatou ainda o crescimento da economia do Brasil e citou o Nordeste como também responsável por esse aumento. “O comércio e serviços foram os mais importantes para a economia brasileira, sendo a porta de entrada para o mercado de trabalho”, afirmou Cícero Péricles.

Segundo o Caged, tudo foi positivo para Alagoas tomando como base o período comum da sazonalidade, de abril a setembro. “O setor de agropecuária está ligado à cana- de-açúcar, que admite o grande número de trabalhadores e tem comportamento de queda nesses período de entressafra que se repete a cada ano”, finalizou a superintendente de Trabalho e Emprego, Silvana Figueredo.