terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto “Paz Interior” comemora redução dos índices de criminalidade em Alagoas

Após três meses da implantação do novo projeto, Polícia Militar avalia os resultados positivos

Marília Morais

Com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade no interior do Estado, o Comando de Policiamento do Interior (CPI) iniciou em fevereiro deste ano o projeto “Paz Interior”. Após três meses da implantação do novo projeto, a Polícia Militar avalia os resultados positivos expressos por meio da redução dos índices de criminalidade e aumento do número de apreensões de armas e drogas.

Atualmente, o CPI é estruturado por sete batalhões de área, três companhias independentes e duas unidades especializadas. O projeto foi desenvolvido em todos os municípios do Estado, com foco nas cidades de Arapiraca, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela, avaliadas de acordo com as estatísticas como as áreas mais críticas e com os piores índices de criminalidade. 

“Focamos as ações operacionais nestes municípios através das diversas modalidades de policiamento, com abordagem preventiva e repressiva. Reforçamos a estrutura logística (viaturas, armamentos e efetivo), sempre observando e intensificando o policiamento em locais, dias e horários já diagnosticados como de maior incidência de homicídios, segundo estudos da malha criminal”, pontuou.

O comandante de Policiamento da Capital, coronel Luiz Bugarin, que assumiu a pasta em janeiro deste ano, lembrou que no primeiro final de semana do projeto, 745 pessoas e 338 veículos foram abordados em Arapiraca. Durante o projeto, foi observado o apoio da população, que além de aprovar a ação da Polícia Militar, também colaborou com denúncias, por meio de cartas anônimas e telefonemas sobre o tráfico de drogas na região, auxiliando na atuação do policiamento.

Redução da criminalidade e apreensões de armas 
O projeto “Paz Interior” foi desenvolvido no período de três meses – de 15 de fevereiro a 15 de maio. Os relatórios de ocorrência realizados diariamente apontam os resultados positivos e a redução dos índices. Em Arapiraca, por exemplo, a Polícia Militar registrou a redução em 18% no número de homicídios neste período, que caiu de 39 para 32. 

Os dados mostram que as apreensões de arma de fogo também aumentaram. Ao todo, 37 armas de fogo foram apreendidas em Arapiraca durante o projeto “Paz Interior”. No mesmo período de 2010, as apreensões somaram 18, o que representa um aumento de 106%. Em São Miguel dos Campos, o resultando foi similar, com um aumento de 73% no número de apreensões, que subiu de 11 para 19.

O número de pessoas presas, envolvidas em diversos ilícitos, aumentou em 21% em Arapiraca (de 104, em 2010 para 126, em 2011); 250% em Teotônio Vilela (de 2 para 7) e 113% em São Miguel dos Campos (de 16 para 34). 

Combate ao tráfico de entorpecentes
Em relação ao combate ao tráfico de entorpecentes, o coronel Bugarin explicou que as ações também foram direcionadas para o aumento das apreensões de drogas, desbaratamento de quadrilhas de traficantes e desarticulação dos pontos de venda, as conhecidas “bocas-de-fumo”.

Os dados mostram que em Arapiraca, Teotônio Vilela e São Miguel dos Campos, nestes três meses, foram apreendidos 5,182 Kg e 67 papelotes de maconha, 341 pedras de crack e 358 gramas da mesma substância entorpecente, além de 154 frascos de loló.

Segundo Bugarin, as ações contra o tráfico de drogas, as apreensões de arma de fogo e o combate à criminalidade em geral continuarão no interior do Estado. “Sabemos que passos importantes já foram dados neste sentido, mas ainda há muito a fazer. Continuaremos nossas ações pautados sempre na legalidade, eficiência e excelência do serviço de segurança pública em Alagoas”, assegurou o comandante do CPI.