terça-feira, 17 de maio de 2011

Previsão da Semarh aponta para intensificação das chuvas nos próximos dias

Regiões com maior possibilidade de serem atingidas são Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco

Victor Guerra

Semarh alerta para chuvas nos próximos dias
A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) detectou, nesta terça-feira (17), que perturbações vindas do Atlântico Equatorial podem influenciar no regime de chuvas nos próximos dias em Alagoas. Isso significa que pode haver precipitações intensas na região do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste. 

Essas perturbações são responsáveis pela formação de nuvens convectivas, diretamente responsáveis pelas chuvas, que já devem atingir Alagoas nesta quarta-feira (18), nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco.  Nas demais regiões do estado, a Diretoria de Meteorologia aponta para tempo parcialmente nublado com chuvas passageiras. Apesar disso, as temperaturas não deverão mudar, com mínimas entre 20°C e 22°C, e máximas entre 29°C e 31°C.

Na quinta-feira (19), o tempo estará instável com possibilidade de intensificação das chuvas ao longo do dia nas regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste de Alagoas. Nas outras localidades, o céu estará encoberto com possibilidade de chuvas isoladas. As temperaturas terão um pequeno declínio no estado, com mínimas entre 18°C e 20°C, e máximas entre 28°C e 30°C. Os ventos serão predominantes de leste/sudeste com intensidade moderada.

O quadro não deverá se alterar na sexta-feira (20), onde a previsão meteorológica aponta para céu encoberto com possibilidade de pancadas de chuva no Litoral, Zona da Mata e São Francisco. As outras regiões do estado deverão apresentar tempo parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas passageiras. As temperaturas deverão apresentar ligeira alta, com mínimas entre 20°C e 22°C e máximas entre 30°C e 32°C.

Apesar da possibilidade de chuvas, o diretor de Gestão Ambiental da Semarh, José Gino de Oliveira, avisa que não há motivos para preocupação neste momento. “Apesar da previsão de chuvas, não significa que teremos grandes elevações dos rios, pois nem sempre as chuvas vão cair numa bacia específica. Elas podem acabar, por exemplo, caindo em bacias vizinhas ou na mesma bacia, em períodos diferenciados, dividindo assim o volume de água em diversas regiões”.

Os técnicos da Sala de Alerta, responsáveis pela Rede de Monitoramento Hidrometeorológico, já alertaram a Defesa Civil Estadual para estar atenta a possibilidade de chuva nas regiões. O acompanhamento da elevação dos níveis dos rios é realizado 24 horas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e pode ser consultado através do site www.ana.gov.br/telemetria. A previsão meteorológica está disponível no site www.semarh.al.gov.br e mais informações podem ser obtidas através do perfil @semarh_al no Twitter.