terça-feira, 17 de maio de 2011

Ações de combate à violência contra o idoso começam a ser definidas

No próximo dia 15, caminhada pelo centro da cidade vai marcar a luta em favor dos direitos estabelecidos 

Emília Bezerra

As ações com enfoque no Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa – comemorado em 15 de junho – começaram a ser articuladas e definidas, nesta terça-feira (17), durante o primeiro encontro da equipe formada por membros da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Pastoral da Pessoa Idosa, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e outras entidades.

A reunião – que aconteceu na sede do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI) – foi sobretudo de planejamento. Após a discussão dos diversos pontos que estavam em pauta, ficou definido que uma caminhada pelo centro da cidade vai marcar a luta em favor dos direitos estabelecidos na Constituição Federal e também no Estatuto do Idoso. 

A atividade está programada para acontecer no período da manhã, e deve seguir até a Praça dos Martírios. A intenção dos organizadores é divulgar os serviços das instituições que trabalham com o idoso e aliar essa divulgação a diversas apresentações culturais. 

“Também é importante o papel da sociedade. O nosso objetivo é dar visibilidade à questão da violência para que as pessoas se engajem na luta em favor dos direitos estabelecidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto do Idoso”, destacou a coordenadora do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa, Viviane Gusmão.

Atendendo a deliberação da I Conferencia Estadual do Idoso, foi elaborado o Projeto do CIAPPI, que se constitui como uma das estratégias para o enfrentamento à violência no Estado de Alagoas.

Criado a partir do convênio firmado entre o governo do Estado, por meio da Seades, e a Secretaria de Direitos Humanos, ligada à Presidência da República, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa realiza ações de prevenção, atendimento psicológico, social e jurídico ao idoso e sua família em situação de vulnerabilidade ou de violência, para proteção e defesa de seus direitos e fortalecimento da estrutura e dos vínculos familiares.

Nesta sexta-feira (20), os integrantes da equipe organizadora dos eventos se reúnem mais uma vez, para traçar novas estratégias.