quinta-feira, 9 de junho de 2011

Parlamentares conhecem Acolhe Alagoas e elogiam trabalho do Governo do Estado

Comissão Especial da Câmara dos Deputados visitou comunidades acolhedoras que contam com o apoio da Sepaz

Lucas Lisboa
Fotos: Ailton Cruz

Parlamentares conhecem acolhimento a usuários de drogas
Esta quinta-feira, 9 de junho, ficará marcada para todos os que trabalham e convivem com a dependência química em Alagoas. Uma comitiva formada por 30 deputados federais e dois senadores de todo o País esteve em Maceió e Marechal Deodoro para conhecer de perto o modelo de trabalho implantado nas comunidades de recuperação que fazem parte do Projeto Acolhe Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz).
Parte desses parlamentares integra a Comissão Especial de Políticas Públicas Contra as Drogas, criada para promover estudos e projetos de enfrentamento do crack e outras drogas ilícitas. A visita a Alagoas ocorreu porque o Acolhe Alagoas é considerado referência nacional no que diz respeito ao tratamento, recuperação e reinserção social de dependetes químicos.
A programação foi iniciada na casa Juvenópolis, que atende jovens com problemas de dependência química e é administrada pela Arquidiocese de Maceió. Estiveram reunidos no local, para participar de uma verdadeira festa, cerca de 500 usuários em recuperação de todas as 14 comunidades que fazem parte do programa do governo do Estado.

O momento foi iniciado pelo Arcebiso de Maceió, Dom Antônio Muniz, que, em seguida, passou a palavra ao padre Valfran, representante da Rede Cristã de Acolhimento, para fazer uma apresentação geral do trabalho feito em todas as comunidades.

Na apresentação que se seguiu, três jovens dependentes e duas mães que tiveram problemas com drogas e agora estão recuperados após o tratamento nas comunidades deram depoimentos emocionados, mostrando o poder de superação do trabalho realizado nas comunidades acolhedoras.

Após a explanação, o presidente da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes, afirmou que a iniciativa dos parlamentares atende a um dos cinco eixos de trabalho da Comissão, que é voltado para o acolhimento dos dependentes. Ele explica que a vinda a Alagoas faz parte de uma série de visitas que estão sendo feitas a várias unidades da Federação que tiveram experiências de sucesso detectadas, no que diz respeito à reabilitação de dependentes químicos.

Reginaldo Lopes disse ainda que o modelo implantado no Estado é uma prova de que o poder público deve interferir diretamente no funcionamento e fortalecimento das comunidades acolhedoras.

"É um entedimento geral de todos os parlamentars da Comissão, que apostar na recuperação de dependentes nas comunidades acolhedoras é uma medida que oferece o retorno esperado. Nossa ideia é extrair o que há de melhor aqui em Alagoas e nos outros lugares para criarmos uma política pública efetiva de combate às drogas", disse o presidente da Comissão.
No início da tarde, a comitiva fez uma breve visita à Casa Betânia, no bairro do Benedito Bentes, para conferir as instalações da comunidade recentemente inaugurada, que é voltada para a recuperação de mulheres.

Modelo é pautado em espritualidade, convivência e trabalho

Parlamentares visitaram comunidades acolhedoras
A visita às comunidades foi finalizada em Marechal Deodoro, na comunidade Nova Jericó. Lá, além de conhecerem as instalações do Centro, considerado o mais bem estruturado e modelo de tratamento para recuperação, a comitiva conheceu a filosofia de trabalho implantada, que é regida por 12 passos, baseados em três pilares – espritualidade, convivência e trabalho.

O modelo de trabalho foi visto com bons olhos pelo deputado federal Ricardo Quirino (PRB/DF), que se disse impressionado com a organização, as instalações oferecidas e a discplina dos acolhidos.

"É a terceira visita que nós fizemos e é o terceiro exemplo de que investir nesse modelo de recuperação dá certo. Percebemos que o dependente cria, de imediato, uma mudança no seu comportamento", afirma Quirino, que enfatizou o fato de que as comunidades exercem um papel fundamental para que o dependente não seja considerado um criminoso, e passe a ser visto como uma pessoa com problema de saúde, que necessita ser curada e tratada com o devido respeito.

Secretário apresenta Acolhe Alagoas

Depois da visita às comunidades acolhedoras, os parlamentares reuniram-se no auditório do Palácio República dos Palmares, onde a comitiva foi recebida pelo governador do Estado, Teotonio Vilela Filho. Na oportunidade, os parlamentares conheceram todos os detalhes do Projeto Acolhe Alagoas, durante apresentação feita pelo secretário de Estado da Promoção da Paz, Jardel Aderico.

Ele apresentou como funciona a estrutura organizacional do Acolhe Alagoas, as comunidades e os municípios contemplados, os resultados da primeira parte do programa e o edital de credenciamento e seleção publica que será lançado na próxima semana, com o objetivo de ampliar a rede de atendimetno aos dependentes químicos.

O secretário afirmou que o reconhecimento foi uma oportunidade para consolidar e dar mais força ao início da segunda etapa do Acolhe Alagoas. “É muito gratificante para nós servir como modelo de gestão de um projeto que parlamentares de todo o País consideram o ideal. Além disso, passamos agora a ter aliados muito importantes na construção do projeto. Estamos entrando na sua segunda e mais importante fase, que vai duplicar o número de acolhidos, tirando essas pessoas do mundo das drogas, e oferecendo-lhes uma vida digna”, afirmou Jardel Aderico.

Fechando a programação, os integrantes da comissão estiveram no Salão Nobre do Museu Palácio Floriano Peixoto, onde para participaram de um jantar com o governador Teotonio Vilela Filho. Os parlamentares estarão nesta sexta-feira (10) no Piauí, dando sequênca às visitas aos estados.