quinta-feira, 9 de junho de 2011

Comitiva de deputados e senadores conhece Projeto Acolhe Alagoas

Programação à tarde inclui apresentação dos principais projetos de prevenção ao uso de drogas e de cultura de paz em Alagoas

A passagem dos parlamentares e senadores por Alagoas será encerrada, a partir das 18h30, no Palácio República dos Palmares. Na ocasião, o secretário de Estado da Paz, Jardel Aderico, traçará um panorama geral do Acolhe Alagoas, mostrando os principais projetos de prevenção ao uso de drogas e de cultura de paz feitos no Estado, que são intermediados pelo governo de Alagoas. A solenidade acontecerá no auditório Aquatune, com a presença do governador Teotonio Vilela.  

Pelo menos 37 deputados federais e três senadores de diversos Estados do país estão em Alagoas para conhecer “in loco” o trabalho desenvolvido em três das 14 comunidades acolhidas pelo governo do Estado, que fazem  parte do projeto Acolhe Alagoas, iniciativa da Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), considerada referência nacional no tratamento de dependentes químicos. O deputado federal Romário participará do evento no turno da tarde, já a partir das 14h30.

A comitiva visitará às 14h30min, a Casa Betânia, comunidade acolhedora voltada para o tratamento exclusivo de mulheres, No Benedito Bentes. Em seguida, deputados e senadores se deslocarão ao município de Marechal Deodoro para visitar a comunidade Nova Jericó, que atende, atualmente, cerca de 50 dependentes químicos. Neste momento, a comitiva conhecerá a filosofia de trabalho implantada no centro, um dos pioneiros no Estado.

A visita faz parte de uma série de audiências públicas que estão sendo feitas nas 26 unidades da Federação e no Distrito Federal, com o objetivo de conhecer experiências de sucesso e que ofereçam subsídios para a criação de políticas públicas de enfretamento ao crack e outras drogas.