quinta-feira, 9 de junho de 2011

Deputados e senadores de todo o País conhecem projeto Acolhe Alagoas

Comissão nacional, que inclui quatro parlamentares alagoanos, inicia atividades às 10h, no projeto Juvenópolis, em Bebedouro

Lucas Lisboa

Uma comissão formada por 37 deputados federais e três senadores de diversos estados do país chega hoje a Alagoas para conhecer de perto o trabalho desenvolvido em três das 14 comunidades acolhidas pelo governo do Estado, que fazem  parte do projeto Acolhe Alagoas, iniciativa da Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), considerada referência nacional no tratamento de dependentes químicos. Eles iniciam as atividades às 10h, no projeto Juvenópolis, em Bebedouro.

A visita faz parte de uma série de audiências públicas que estão sendo feitas nas 26 unidades da Federação e no Distrito Federal, com o objetivo de conhecer experiências de sucesso e que ofereçam subsídios para a criação de políticas públicas de enfretamento ao crack e outras drogas.

Os deputados federais que virão conhecer o modelo implantado em Alagoas fazem parte da Comissão Especial de Políticas Públicas Contra as Drogas, criada em 2011, para promover estudos e proposições de projetos de combate às drogas. Também fará parte da comitiva o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Dr Dirceu Brás Aparecido Barbano e Paulina Duarte, Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas.

“A visita dessa comitiva é fundamental na consolidação do Acolhe Alagoas. O reconhecimento nacional que o programa alcançou, mostra que o governo do Estado acertou quando chegou ao entendimento que apostar no fortalecimento das comunidades acolhedoras seria o caminho ideal”, pontua o secretário de Estado da Promoção da Paz, Jardel Aderico, que vê a oportunidade como um momento de mostrar para todo o Brasil, a efetividade da política pública de combate às drogas desenvolvida em Alagoas.

Jardel Aderico complementa, explicando que o trabalho dos parlamentares nas visitas feitas em todos os estados do país é baseado em três eixos temáticos: o tratamento e reinserção dos usuários de drogas, a repressão e revisão da legislação e a construção de políticas públicas de prevenção ao crack e às demais drogas.

Programação
A chegada dos senadores e deputados está prevista para as 09h30 no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. A comitiva seguirá para a comunidade Juvenópolis, em Bebedouro. Nesse primeiro momento, os parlamentares conhecerão o trabalho de acolhimento voluntário a dependentes químicos, que é desenvolvido na instituição, coordenada pela Arquidiocese de Maceió e que conta com o apoio da Sepaz.

Após um almoço oferecido pelas instituições que compõem a Federação das Comunidades Acolhedoras, a comitiva seguirá, às 14h, para o bairro do Benedito Bentes, para visitar a Casa Betânia, comunidade acolhedora voltada para o tratamento exclusivo de mulheres.

Ás 16h, os deputados e senadores se deslocarão até o município de Marechal Deodoro para visitar a comunidade Nova Jericó, que atende, atualmente, cerca de 50 dependentes químicos. Neste momento, a comitiva conhecerá a filosofia de trabalho implantada no centro, um dos pioneiros no Estado.

A passagem dos parlamentares e senadores será finalizada no Palácio República dos Palmares, a partir das 18h30. Na primeira parte, o secretário Jardel Aderico traçará um panorama geral do Acolhe Alagoas, mostrando os principais projetos de prevenção ao uso de drogas e de cultura de paz feitos no Estado, que são intermediados pelo governo de Alagoas. No último momento, a comitiva estará no Salão Nobre do Museu Palácio Floriano Peixoto para participar de um jantar oferecido pelo governador Teotonio Vilela Filho.

Na manhã da sexta-feira (10), às 07h30, os deputados federais e senadores seguem rumo ao Piauí, onde conhecerão o modelo de tratamento de dependentes químicos implantado no Estado.

Estarão presentes os deputados Afonso Hamm (PP/RS), Aline Corrêa (PP/SP), Anderson Ferreira (PSOL/PE), Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), Artur Bruno (PT/CE), Áureo (PR/RJ), Célia Rocha (PTB/AL), Delegado Waldir (PSBD/GO), Domingos Neto (PSB/CE), Dr. Jorge Silva (PDT-ES), Dr. Paulo César (PR/RJ), Eduardo da Fonte (PP-PE), Eli Correia Filho (DEM/SP), Felipe Bornier (PHS/RJ), Fábio Faria (PMN/PR), Fábio Trad, (PMDB/MS) Geraldo Thadeu (PPS/MG), Givaldo Carimbão (PSB/AL), Hugo Motta (PMDB/PB), Iracema Portella (PP/PI), João Campos (PSBD/GO), Luiz Couto (PT/PB), Marllos Sampaio (PMDB/PI), Maurício Quintella (PR/AL), Nelson Pellegrino (PT/BA), Pastor Eurico (PSB/PE), Reginaldo Lopes (PT/MG), Ricardo Quirino (PRB/DF), Romário (PSB/RJ), Rosane Ferreira (PV/PR), Rosinha da Adefal (PTB do B/AL), Sandra Rosado (PSB/RN), Vieira da Cunha (PDT-RS), Wilson Filho (PMDB- PB), Eros Biondini (PTB-MG) e Fátima Pelaes (PMDB-AP)

Já os senadores que estarão em Alagoas para conhecer as comunidades acolhedoras são: Ciro Nogueira (PP/PI), Eduardo Amorim (PSC/SE) e Wellington Dias (PT/PI).