quinta-feira, 9 de junho de 2011

União dos Palmares realiza mobilização contra a dengue

Mutirão de combate ao Aedes aegypti contou com distribuição de panfletos e materiais educativos

Valdete Calheiros

Agentes de
O município de União dos Palmares realizou nesta quinta-feira (9) um mutirão de combate à dengue, desenvolvido em parceira com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Secretaria de Saúde de União dos Palmares e outros órgãos municipais.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de União dos Palmares, Ana Tereza Alves de Oliveira, estava bastante entusiasmada com a participação, em massa, da população.

“Durante todo o dia, conscientizamos a população sobre os cuidados necessários para evitarmos a dengue. Estamos distribuindo panfletos, materiais educativos e tirando as dúvidas das pessoas em relação ao combate ao mosquito Aedes aegypti”, salientou.

O mutirão também contou com caminhada, promovida por agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e alunos das redes municipal e estadual de ensino. No percurso, foi realizada busca ativa aos focos do mosquito Aedes aegypti, bem como distribuição de material educativo e pulverização de inseticida com o carro fumacê.

“Enquanto parte da equipe está em um estande direcionando às ações educativas, outra parte está comparecendo porta a porta para verificar se existem focos de dengue nas residências”, explicou.

De acordo com o supervisor de área da Sesau, Aparecido Pinto, as atividades serão realizadas de forma continuada, para que os casos notificados de dengue não aumentem.

Conforme o último boletim epidemiológico, que contém informações dos meses de janeiro a maio deste ano, já foram notificados 60 casos da doença em União dos Palmares. Não houve registro de óbitos.