quinta-feira, 9 de junho de 2011

Perícia Oficial será instalada no antigo Hotel Beiriz


Espaço garantirá construção de novo laboratório de toxicologia para o Instituto de Criminalística

Aarão José

Na manhã desta quinta-feira (9), os secretários da Gestão Pública, Alexandre Lages, e da Defesa Social, Dário Cesar, assinaram e entregaram ao diretor geral da Perícia Oficial de Alagoas, Roberto Liberato, o termo de entrega de bem do imóvel do antigo hotel Beiriz. Com a aquisição da nova sede, na Rua João Pessoa, no Centro, a Perícia e o Instituto de Criminalística passaram a ocupar três dos cinco pavimentos existentes no edifício.

A decisão sobre a concessão do prédio ocorreu após a articulação do novo Diretor da PO junto às secretarias estaduais. O prazo de vigência de ocupação será por tempo indeterminado e permitirá uma melhor acomodação dos servidores e a construção de um novo laboratório de toxicologia para o Instituto de Criminalística.

“Com o documento em mãos, iremos realizar uma reestruturação na locação de salas para assegurar melhor funcionamento da perícia. Iremos concentrar os setores administrativos no 4º andar e utilizar os outros para o funcionamento do IC. Isso garantirá qualidade, conforto, segurança, otimização dos trabalhos desenvolvidos pelos servidores e melhor atendimento à população”, explicou o diretor-geral da Perícia, Roberto Liberato.

Para o secretário Da Defesa Social, Dário Cesar, a assinatura do termo representa o compromisso do Governador e do poder público em dar uma atenção especial à perícia criminal do Estado através de investimento estrutural. O secretário lembrou que o próprio governador Teotônio Vilela Filho, já garantiu uma verba orçada em mais de 5 milhões para a construção do Complexo de Perícia do Estado, que funcionará em um terreno no bairro Tabuleiro e contará com um IML novo.

“A aquisição de mais este espaço para a Perícia Oficial mostra exatamente que todo o Governo, por meio de suas secretarias, está unido para garantir o melhor desempenho da segurança pública em Alagoas”, garantiu Dário Cesar.

Ao entregar o termo, o secretário Alexandre Lages desejou parabéns e sucesso ao Diretor Geral da Perícia. “Tenho certeza de que o Dr. Roberto Liberato fará um bom trabalho na Perícia ao adquirir e aumentar a capacidade das atividades desenvolvidas pelo órgão que administra”.

Lages ainda afirmou que a mesma ação beneficiará outras secretarias estaduais, já que sua equipe prepara um redimensionamento patrimonial. “Quando assumi a pasta, o governador Teotonio Vilela  pediu prioridade no levantamento imobiliário de bens e imóveis do Estado. Com isso, poderemos fazer remanejamento, alocar melhor todos os órgãos públicos e assim atender melhor a população”.

Gestão compartilhada

No prédio onde está localizado o novo espaço adquirido pela Perícia Oficial, funciona também, em um dos andares, a Superintendência de Cidadania e Direitos Humanos, da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos. Por isso, ainda na manhã desta quinta, o diretor geral, Roberto Liberato, reuniu-se com a superintendente Hélia Coelho Paz para debater a gestão compartilhada administrativa do prédio.

“Nós nos unimos para tomar decisões necessárias e de grande importância para o desenvolvimento dos trabalhos dos dois órgãos. O prédio possui uma excelente estrutura; falta apenas algumas melhorias que já estamos providenciando”, afirmou Roberto Liberato.