quinta-feira, 9 de junho de 2011

Educação e Amgesp farão parceria para racionalização dos gastos públicos


Secretário lança campanha Economize pela Educação e reforça a importância de otimizar os gastos públicos

Lucy Oliveira

O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, iniciou os trabalhos para a elaboração de uma política de racionalização dos gastos da Educação em Alagoas. No encontro, que reuniu o presidente da Agência de Modernização de Gestão de Processos (Amgesp), Francisco Beltrão, técnicos da agência e equipe da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), foram discutidas ações integradas entre os dois órgãos para evitar o desperdício de recursos públicos.

De acordo com Soares, a reunião marca o início dos trabalhos da campanha “Economize pela Educação”, que pretende otimizar as despesas na estrutura da Educação de Alagoas. “Abriremos as portas da SEE para que a Amgesp tenha acesso a nossas contas de água, luz, telefone, locação de carros, passagens aéreas e combustível para poder ter a dimensão real de nossos gastos e diagnosticar pontos de desperdício”, reforçou.

De acordo com o presidente da Amgesp, Francisco Beltrão, a campanha começará na Secretaria da Educação e depois se estenderá para os outros órgãos. “Foi muito importante que isso nascesse na Educação. Isso servirá de ação positiva, pois vamos trabalhar para gastar melhor”, explicou.

A campanha seguirá a metodologia de gestão de resultados baseada no trabalho que foi realizado pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) desde 2007, visando a racionalização dos gastos para a otimização da aplicação dos recursos públicos. “Tão logo seja implantada aqui na SEE, transportaremos este modelo para os outros pontos da nossa rede – as coordenadorias regionais de educação e também as escolas. Queremos que este modelo chegue até a gestão da merenda escolar”, afirmou Adriano Soares.

Licitações

Francisco Beltrão adiantou ainda que a Amgesp está trabalhando há três anos na melhoria do processo de compras do Estado para permitir celeridade, transparência, legalidade e economia. “O objetivo é permitir que o processo de compras seja mais rápido. Assim, unindo o Governo, servidores e a sociedade, pretendemos permitir o uso qualitativo dos recursos de Alagoas”, explicou.