quinta-feira, 9 de junho de 2011

Governador debate situação tributária dos estados nordestinos em Fortaleza

Teotonio Vilela participa, nesta sexta-feira, às 9h30, do Encontro dos Governadores do Nordeste; a proposta será apresentada ao ministro da Fazenda, Guido Mantega

Amanda Dantas

O governador Teotonio Vilela Filho, participa, nesta sexta-feira (10), a partir das 9h30, de mais uma edição do Encontro dos Governadores do Nordeste,. Teotonio Vilela e os demais governadores serão recepcionados pelo governador do Ceará, Cid Gomes, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O secretário de Estado da Fazenda, Maurício Toledo, também participa do evento. 

Desta vez, a discussão será sobre a Agenda Tributária da Região, que será encaminhada ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. Na última segunda-feira (6), os secretários da Fazenda do Nordeste se reuniram em Fortaleza, para discutir uma proposta tributária para a Região. 

As sugestões que serão debatidas no Fórum dos governadores é a cobrança de 17% do ICMS apenas no estado de destino, já que a proposta apresentada pelo Governo Federal  propõe a redução da alíquota interestadual do ICMS para 2% a partir de 2015 - nas operações entre os estados. A segunda ideia é a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional com parcelas a serem repassadas para cobrir as eventuais perdas. 

Os governadores apresentarão a proposta em uma coletiva, no local, marcada para as 13h30.