quinta-feira, 9 de junho de 2011

Municípios têm até esta sexta-feira para aderir a sistema de avaliação

Mais de 75% dos municípios alagoanos já confirmaram participação; termo de adesão está disponível no site da Secretaria da Educação

Ana Paula Lins
Foto: Valdir Rocha

Alunos dos Ensinos Fundamental e Médio farão testes
Os municípios alagoanos têm até esta sexta-feira (10) para aderir ao Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal). Criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), o Saveal permite o levantamento da realidade da rede de ensino alagoana, servindo de subsídio para a elaboração de um diagnóstico da educação no estado e a formulação de políticas públicas no segmento. 

A participação é gratuita e os municípios que ainda não assinaram o termo de adesão ao sistema podem acessar o documento no site da Secretaria (www.educacao.al.gov.br). Após preenchido, ele deverá ser encaminhado à Gerência de Avaliação Educacional da SEE. Mais informações pelo telefone 3315-1252 ou pelo email geava.al@ig.com.br.

Por meio da Saveal, a SEE pretende construir um quadro fidedigno da educação alagoana e, para isso, é fundamental que haja a participação das redes municipais na avaliação. Na rede pública, por exemplo, 75% do alunado pertence aos municípios e apenas 25% ao Estado. A ação é consequência de uma visão da educação implantada com o programa Geração Saber, que enxerga o sistema de ensino como uma grande rede integrada que não distingue escolas municipais, estaduais e particulares, mas trabalha para que o aluno seja atendido de forma continuada.

Aplicação

O Saveal está estruturado na forma de provas escritas, que serão aplicadas no período de 29 de agosto a 2 de setembro em escolas da rede estadual, municipal e privada. Na ocasião, serão aplicados testes de Leitura, Matemática e Questionário Contextual com alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e Leitura, Produção de Texto e Questionário Contextual com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

De acordo com dados da Gerência de Avaliação Educacional, 75,5% dos municípios alagoanos já confirmaram a sua participação no levantamento, dentre os quais, a capital Maceió.

Oportunidade 

O gerente de Avaliação Educacional da SEE, Ademir Oliveira, ressalta que o processo de adesão não trará custo aos municípios e lista os benefícios da participação no levantamento. “O Saveal é uma avaliação qualitativa e não se limita a apresentar apenas números: além de ter acesso a um diagnóstico fidedigno da sua rede, o município receberá um relatório com o direcionamento das políticas públicas que podem ser aplicadas para a melhoria do desempenho pedagógico das suas escolas”, explica.