quinta-feira, 9 de junho de 2011

Educação Ambiental leva conhecimento a comunidades rurais

Equipes do IMA levam conceitos de preservação ambiental a escolas públicas do interior

Flávia Batista

Escolas públicas são alvo de ações de educação ambiental
Para defender, é preciso conhecer. A partir desta premissa, a equipe de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA) tem desenvolvido uma série de ações em escolas públicas situadas em comunidades rurais de vários municípios do Estado. Num cenário montado com brincadeiras, jogos e muita informação, crianças e adolescentes se envolvem em atividades lúdicas, cheias de informação sobre os biomas, a fauna e a flora de Alagoas.

Seja no litoral, no Sertão, Zona da Mata ou no Agreste, os conhecimentos são passados e, de uma forma geral, sempre bem recebidos pelas comunidades. Foi assim durante os eventos inseridos na programação de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no município de Piaçabuçu.

Durante um dia inteiro, mais de 400 alunos das escolas municipais 21 de Abril, Santa Cruz e Deraldo Campos - todas situadas no entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba – participaram das atividades como jogos interativos, exibição de filmes ambientais, palestras e plantio de árvores.

Os alunos interagiram com os técnicos de Educação Ambiental e reforçaram que a ideia da reciprocidade entre a escola e o IMA só tende a gerar bons frutos. 

“Para nós, a Educação Ambiental é um dos trabalhos mais importantes desenvolvidos pelo IMA. Eu pessoalmente acredito que, a partir destas ações, estamos formando indivíduos mais responsáveis com o mundo em que vivemos. Certamente, se as crianças da minha geração tivessem tido oportunidades como esta, não teríamos hoje tantos problemas ambientais para resolver”, afirmou Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.