quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nonô anuncia maior ampliação do Programa do Leite do país

Em Alagoas, número de famílias beneficiadas passa de 63.500 para 80.000

Marcelo Cabral

“Quero dizer aos produtores alagoanos, da nossa bacia leiteira, que depois de muitas peregrinações a Brasília, e graças à credibilidade do governador Teotonio Vilela com o governo federal, conseguimos a maior ampliação do Programa do Leite de todos os Estados do país”. Foi com esta boa notícia que o vice-governador José Thomaz Nonô encerrou ou discurso na solenidade de abertura do IX Enel – Encontro Nordestino de Leites e Derivados, na noite da quarta-feira (8), no auditório do Centro Cultural e de Exposições e Ruth Cardoso.

Nonô: "governo investiu na qualidade para gerar competitividade"

O evento reúne pequenos e grandes produtores de todo o nordeste com o objetivo de incentivar o empreendedorismo, competitividade de mercado e o intercâmbio de inovações tecnológicas no setor. Durante a solenidade de abertura, o Secretário de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Agrário de Alagoas, Jorge Dantas, falou sobre o evento e das ações do governo no setor. Segundo ele, o Enel cresce junto com a cadeia produtiva do leite em Alagoas.

“Na terça-feira assinamos a ordem de serviço para 25 módulos do Programa Balde Cheio. O Alagoas Mais Leite beneficia 500 agricultores familiares e capacitou 270 pequenos produtores em inseminação artificial. Repassamos mais de dez tanques de resfriamento para associações de pequenos produtores, máquinas forrageiras, três caminhões refrigerados, kits de ordenha higiênica, kits de inseminação artificial. Enfim, investimos na qualidade para que o produtor possa vender com competitividade para a indústria e governo”.

José Thomaz Nonô agradeceu a presença de representantes da segunda maior empresa de suplementos alimentares do mundo e anunciou a chegada do grupo com novos empreendimentos em Alagoas. O vice-governador destacou também a importância econômica e social da cadeia produtiva do leite no Estado como gerador de emprego e renda no campo. “O governador Teotonio Vilela dá toda a atenção ao setor. Hoje, o governador tem trânsito e credibilidade entre o MST e os grandes produtores. Interessa-nos manter o homem no campo, com trabalho, renda e qualidade de vida, bem como a melhor distribuição demográfica no Estado, crescimento proporcional e justo. Nosso governo trabalha diuturnamente nisso”, concluiu o vice-governador.

O evento contou com a presença de representantes do Sebrae, Senai, Banco do Nordeste, Ministério da Agricultura, Federação das Indústrias de Alagoas, Federação da Agricultura de Alagoas, Sindicado dos Produtores de Leite de Alagoas, Sileal, Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário e da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico.