quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mobilização marca Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil


Ato público na Praça Floriano Peixoto inclui apresentações culturais e conscientização sobre conseqüências da exploração de crianças e adolescentes  

Luciana Mendonça

Campanha alerta para consequências do trabalho infantil
Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – 12 junho –, será realizada nesta sexta-feira (10) uma mobilização na Praça Floriano Peixoto, em Maceió. As atividades serão realizadas das 13h às 18h. Criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a iniciativa reúne instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e entidades  como o Fórum Nacional de Prevenção ao Trabalho Infantil. 

A ação visa chamar a atenção da sociedade e de gestores públicos, visando estimular a implantação de políticas públicas voltadas à erradicação do trabalho infantil. Este ano, o tema da campanha é "Trabalho Infantil – deixar de estudar é um dos riscos”. Além de Maceió, mais 75 municípios aderiram à campanha.

O ato público marcado para esta sexta-feira (10) inclui apresentações de grupos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Projeto Sua Majestade, o Circo e do grupo de teatro Cia da Meia Noite. Ainda no local do evento haverá um ônibus do Programa Bolsa Família para fazer o cadastro e inserção de famílias em programas sociais.

Já no sábado (11), a partir das 7h, haverá uma mobilização no mercado e na feira livre do Jacintinho, com apresentação do grupo de teatro Cia da Meia Noite. No local, assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social vão cadastrar famílias em programas sociais e será realizada uma busca ativa de crianças que estiverem trabalhando.

Participam das ações representantes da Sesau, por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde do Trabalhador, do Ministério Público do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), da Secretaria de Educação do município (Semed) e de Assistência Social (Semas) e do Projeto Sua Majestade, O Circo.

Segundo a diretora de Vigilância à Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, a semana de atividades representa um momento de conscientização da sociedade, com busca ativa de crianças em situação de trabalho infantil na cidade.

Acidentes de trabalho

De acordo com Gardênia Santana, em Alagoas, os dados sobre acidentes de trabalho em crianças e adolescentes são subnotificados, porém, esta é uma realidade não somente em Alagoas, mas em todo o País. A maioria dos casos se concentra em Arapiraca e nos municípios da região fumageira.

“Qualquer acidente que ocorra em crianças e adolescentes é considerado grave”, ressalta a diretora, acrescentando que a Sesau vem promovendo capacitações destinadas aos profissionais de saúde com o objetivo de melhorar as notificações dos agravos relacionados à saúde do trabalhador, para conhecer o real perfil da morbimortalidade dos trabalhadores.

 Gardênia Santana lembrou ainda a parceria entre a Sesau e a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT 19ª Região), visando promover a aproximação entre a Sesau e a PRT para erradicação do trabalho infantil.