quinta-feira, 9 de junho de 2011

14ª edição da Feira Camponesa é aberta em Maceió

Secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, e o ouvidor Nacional Agrário, Gercino da Silva Filho, prestigiam solenidade de abertura

Ana Daniella Leite
Foto: Adailson Calheiros

Autoridades participam de abertura da Feira Camponesa
Foi aberta na manhã desta quinta-feira (9), a 14ª edição da Feira Camponesa promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), com o apoio do Governo do Estado. O evento acontece até o próximo sábado (11), das 8h às 22h, na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, em Maceió.

A solenidade de abertura contou com a presença do secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Antônio Machado, do ouvidor Agrário Nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, de Cláudio Rodrigues e Luciano Brunet, representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do desembargador Tutmés Airan, do Tribunal de Justiça de Alagoas.

São 95 barracas padronizadas e cerca de 200 toneladas de alimentos sem agrotóxicos oferecidos à população. Durante o evento, agricultores familiares de 20 áreas da reforma agrária no Estado - oriundos do litoral Norte, Zona da Mata e Sertão – terão a oportunidade de comercializar e apresentar aos frequentadores da feira, o resultado do trabalho desenvolvido diariamente nos assentamentos da reforma agrária.

“A Feira é importante para mostrar que a Reforma Agrária é possível e que a agricultura familiar é uma realidade democrática, essencial e justa”, afirmou Cláudio Rodrigues, do Incra. A agricultora Valdete Gonçalves, do assentamento Todos os Santos, do município de Água Branca, concorda. “É uma oportunidade para vender a produção de mel, queijo e doce de leite da minha comunidade. É um evento muito esperado por todos nós”, disse.

Além da comercialização de alimentos, a Feira possui um restaurante camponês, casa de farinha e um palco para atrações culturais. “O sucesso da Feira Camponesa é um fato. O Governo do Estado sempre apoiou a realização do evento”, disse Álvaro Machado. E cobrou do Incra um apoio efetivo para a realização das próximas edições da Feira. “É importante que haja um apoio efetivo do órgão nacional na realização destes eventos, tendo em vista a importância destes espaços para o desenvolvimento da agricultura familiar”, afirmou.

Já para o coordenador da CPT, Carlos Lima, o apoio do Governo do Estado para discutir e solucionar as questões relacionadas ao Campo é de extrema importância. “A criação do Comitê de Mediação de Conflitos Agrários e o apoio para a realização das feiras são ações importantes do Governo de Alagoas”, ressaltou.