quinta-feira, 9 de junho de 2011

Programa de Avicultura Familiar promove geração de renda em Santana do Ipanema

Quase 80 famílias que participam do programa recebem treinamento, assistência técnica e vendem toda a produção de frango e ovos

Diego Barros

Programa de Avicultura gera renda para quase 80 famílias
Uma comitiva formada por representantes do governo do Estado, empresas da iniciativa privada e instituições parceiras visitou, nesta quinta-feira (9), o projeto-piloto do Programa de Avicultura Familiar (PAF), no município de Santana do Ipanema.

Instalado no final de 2010, a unidade demonstrativa já deu resultados e está promovendo a geração de renda para quase 80 famílias de pequenos agricultores. Por esse motivo, também nesta quinta-feira (9), o governador Teotonio Vilela assinou um convênio para ampliação do PAF para nove municípios do Médio Sertão.

No grupo que visitou o projeto-piloto estavam o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, a prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, diretores das empresas Globoaves e Novus, representantes do Sebrae/AL, do Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (Ictal) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

O primeiro local visitado foi o Aviário Pulmão, no campus da Uneal, onde ficam os pintos adquiridos pelas famílias incluídas no programa. Os animais permanecem lá até completarem 25 dias de vida. Em seguida, são levados para a propriedade dos agricultores familiares que participam do PAF.

A prefeita Renilde Bulhões destacou que as famílias incluídas no programa estão entusiasmadas e que o comércio também está satisfeito. “Aqui o programa já está consolidado, a prova está aqui, e a gente sabe do esforço de toda a equipe”, afirmou.

Segundo o secretário Jorge Dantas, o governo do Estado está incentivando a produção de milho pelos agricultores familiares da região para servir como alimento para aves e outros animais. “Em Santana do Ipanema são 200 agricultores que estão sendo acompanhados para produção de milho”, destacou.

O presidente da Associação dos Avicultores de Santana do Ipanema, José Ademir Soares, falou que os agricultores estão com vontade de crescer e citou que o frango e os ovos produzidos pelas famílias já estão na merenda escolar do município. “Já fizemos capacitação e vamos continuar produzindo”, disse.

Os agricultores incluídos no PAF já fizeram a compra do terceiro lote de pintos e ração, sendo 60 animais para cada família – 30 fêmeas e 30 machos. Eles atingem o peso ideal para o abate em 90 dias e as galinhas caipiras produzem até 300 ovos por ano cada uma.

De acordo com José Ademir Soares, um dos objetivos do grupo é incluir o frango e os ovos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

“Já temos R$ 2 milhões garantidos para o PAA deste ano e vamos sim adquirir frango e ovos aqui em Santana do Ipanema. Será mais um canal de comercialização para essas famílias. Também vamos sensibilizar a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para que ela inclua a compra desses produtos na modalidade do PAA coordenado por ela aqui em Alagoas”, garantiu o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

Segundo o presidente da empresa Globoaves, Roberto Kaffer, que levou o projeto-piloto para Santana do Ipanema, o Programa de Avicultura Familiar (PAF) tem um caráter social. “Nós ensinamos a pescar. E o resultado já está aqui”, disse. Ele explicou que a genética dos animais foi desenvolvida ao longo de oito anos e contou com a parceria de empresas francesas.

Ele salientou ainda que o PAF poderá ser incorporado pelo governo federal junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ou ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “A presidente Dilma Roussef já tem conhecimento desse programa, que nós desenvolvemos até na África”, citou.

O presidente da empresa Novus, Thad Simons, que também é parceira do PAF, ressaltou a integração entre prefeitura, governo do Estado, produtores, Uneal, Sebrae, ICTAl e demais instituições para o sucesso do programa. “Esse programa pode servir de modelo para o mundo”, comentou.