quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cooperativa de Laranja do Vale do Mundaú inaugura nova sede

A inauguração aconteceu nesta quinta-feira e marcou também o aniversário de nove anos da Cooplal

Vanessa Omena

Cooperativa de Laranja Lima foi um dos primeiros clientes da Afal
A Cooperativa de Laranja Lima do Vale do Mundaú (Cooplal), localizada no município de Santana do Mundaú, inaugurou, nesta quinta-feira (9), sua nova sede, quase um ano depois do prédio da cooperativa ter sido destruído durante a enchente ocorrida em junho do ano passado.

A Cooplal  faz parte do Arranjo Produtivo Local (APL) de Laranja Lima e foi um dos primeiros clientes da Agência de Fomento de Alagoas (Afal), tendo adquirido, no ano  passado, financiamento  no valor de R$ 31 mil para a compra de uma máquina de beneficiamento de laranjas. 

De acordo com o presidente da cooperativa, Antonio Carlos Souza, o equipamento, que está em funcionamento em uma área da Central de Abastecimento de Alagoas (Ceasa), proporcionou aos cooperados a entrada em mercados mais exigentes, como o grupo Walmart, de Recife, que só adquire os frutos após passar pelo processo de lavagem, secagem e polimento feito pelo equipamento adquirido com os recursos da Afal.

Além da máquina de beneficiar os frutos, a cooperativa adquiriu no ano passado, com recursos próprios, um caminhão para facilitar o transporte e a comercialização de seus produtos, e recentemente adquiriu uma máquina para o processamento e embalagem do suco de laranja lima, o que demonstra que os investimentos estão trazendo novo dinamismo para os cooperados.

O diretor de Desenvolvimento e Projetos da Afal, Fábio Leão, participou da inauguração da nova sede, que contou com a presença de representantes de prefeitos da região, do superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), dirigentes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag) e produtores da região. Também estiveram presentes o gerente de Projetos, Thiago Pires, e o analista de Projetos da Afal, Alexsandro Dantas, responsáveis pelo acompanhamento junto à cooperativa pela compra do equipamento de beneficiar a laranja.

“Para a Afal é uma grande satisfação participar deste momento em que a cooperativa inaugura sua nova sede após as perdas da enchente do ano passado. Vamos ampliar a nossa atuação junto à Cooplal aumentando a oferta de crédito para capital de giro e dessa forma possibilitando o incremento na produção e comercialização das laranjas”, destacou Fábio Leão. 

APL

O APL da Laranja no Vale do Mundaú, que é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplande) em parceria com o Sebrae/Al,  abrange cinco municípios localizados na Zona da Mata Alagoana. Possui cerca de 4.100 hectares e conta com 2.500 produtores familiares, organizados em associações e pela Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima (Cooplal). O plantio da laranja lima é feito nos municípios de Ibateguara, Branquinha, São José da Laje, Santana do Mundaú e União dos Palmares.