quinta-feira, 9 de junho de 2011

Chuvas devem atingir Alagoas nas próximas 48 horas

Litoral Norte do Estado deve apresentar maior quantidade de precipitação nos próximos dias

Victor Guerra

Chuvas isoladas podem acontecer nas próximas 48 horas
Dados divulgados nesta quinta-feira (9), pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), apontam para condições atmosféricas favoráveis a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas, nas próximas 48 horas, no Baixo São Francisco, na Zona da Mata e no Litoral de Alagoas, principalmente ao norte. Para essa sexta-feira (10), as demais regiões de Alagoas devem permanecer com tempo parcialmente nublado e possibilidade de chuvas passageiras.

A nebulosidade que atinge Alagoas está associada à confluência dos ventos nos baixos níveis da atmosfera, oriundos do oceano Atlântico, que estão transportando bastante umidade. A imagem do satélite GOES 12 mostra bastante nebulosidade, com alguns complexos convectivos sobre o oceano Atlântico, próximos a costa leste do Nordeste do Brasil.

Nesta sexta-feira (10), Zona da Mata, Litoral, principalmente ao norte, e Baixo São Francisco apresentam tempo instável com possibilidade de chuvas isoladas. Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste devem permanecer com tempo parcialmente nublado e ocorrência de chuvas passageiras. As temperaturas deverão variar entre mínimas de 20ºC e 23ºC e máximas de 28°C e 30ºC.

O quadro não sofrerá grandes alterações para o sábado (11). De acordo com a Diretoria de Meteorologia da Semarh, a diferença é que Sertão do São Francisco e Agreste também deverão apresentar chuvas isoladas no início do fim de semana. As temperaturas não deverão sofrer alteração.

A Previsão Meteorológica é elaborada em conjunto com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e pode ser conferida diariamente no site www.semarh.al.gov.br. Mais informações podem ser obtidas através do perfil no Twitter @semarh_al.