sexta-feira, 10 de junho de 2011

Secretarias de Planejamento discutem Eixo de Desenvolvimento do Nordeste

Alagoas foi representada no encontro que tratou dos setores rodoviário, ferroviário e portuário

Bárbara Pacheco

Secretários de Planejamento de cinco Estados nordestinos se reuniram em João Pessoa (PB), no inicio desta semana, para definir os projetos estruturantes e outras questões relativas à criação de um novo Eixo de Desenvolvimento, que inclui a região Nordeste no projeto de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Na ocasião, o assessor especial da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), André Toledo de Paffer, representou Alagoas.

Os projetos que devem constar do eixo serão discutidos na próxima terça-feira (14), em reunião do IIRSA, em Bogotá, na Colômbia. O chefe de gabinete da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia, Benito Juncal e o presidente do Conseplan, Zezéu Ribeiro, representarão o Nordeste no encontro. Já na discussão do começo dessa semana, que aconteceu na Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag) da capital paraibana, foi elaborado um documento que contém projetos prioritários destinados à região Nordeste.

De modo geral, as prioridades estão focadas nos setores rodoviário, ferroviário e portuário. O encontro já havia sido programado no calendário de atividades do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), na última reunião do órgão, em abril deste ano. “As propostas fazem parte de projetos macro, que atendem ao Nordeste como um todo, promovem a integração entre os Estados e o desenvolvimento da região. As necessidades específicas de cada um serão discutidas numa outra oportunidade”, destaca o assessor da Seplande, André Paffer.

Dentre os principais projetos estruturantes definidos na reunião, encontram-se a recuperação e requalificação da malha ferroviária do Nordeste; ramais ferroviários no Ceará, Piauí, Maranhão e Paraíba; ligações ferroviárias das cidades de Juazeiro e Petrolina com o município de Salgueiro, entre as cidades de João Pessoa e Salvador, entre Juazeiro e Salvador, e de Eliseu Martins à ferrovia Norte-Sul; integração da ferrovia Norte-Sul com a estrada de ferro Carajás e com a ferrovia Transnordestina, que também constitui um projeto prioritário.

Além disso, há a duplicação dos principais eixos rodoviários do Nordeste, com integração ao eixo Peru-Bolívia-Brasil; a criação dos portos de Pecém, Suape, Porto Sul, Itaqui, Cabedelo e de Alagoas e do aeroporto São Gonçalo do Amarante em Natal; além da hidrovia do São Francisco, Parnaíba e Araguaia-Tocantins.

O IIRSA foi criado a partir da iniciativa de doze países da América do Sul com o objetivo de promover o desenvolvimento da infraestrutura de transporte, energia e comunicações de forma sustentável, por meio da integração física desses países.

A ideia de formar o IIRSA surgiu da experiência brasileira de planejamento territorial, que planejava o país a partir de regiões identificadas pelas relações econômicas que mantinham entre si. Esse método ficou conhecido como Estudo dos Eixos, realizado pelo Ministério do Planejamento e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Além do assessor especial da Seplande, André Toledo de Paffer, participaram da reunião o secretário de Estado do Planejamento e da Gestão da Paraíba, Gustavo Nogueira; o secretário adjunto do Planejamento e Gestão do Ceará, Philipe Teophilo Nottingham; o subsecretário e o secretário adjunto do Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Maranhão, Antônio José Chatack e Márcio Medeiros, respectivamente; o chefe de gabinete da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia, Benito Juncal e o diretor do Sistema de Planejamento da Seplag-PB, Roberto Araújo.

Transnordestina – O Estado de Alagoas, por meio da articulação da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) com a empresa Transnordestina Logística S.A, responsável pela concessão da malha ferroviária, e o BNDES, que financia o projeto, está priorizando a recuperação da ferrovia no trecho que corta Alagoas.

São 346 km de malha ferroviária, desde Cabo (PE) a Porto Real do Colégio (AL), que interligam o Nordeste ao Sudeste do país, beneficiando 19 municípios alagoanos.