sexta-feira, 10 de junho de 2011

Educação discute ações estratégicas para convênios com o Governo Federal

Na manhã desta sexta-feira (10), técnicos se reuniram para fazer diagnóstico do Plano de Ações Articuladas (PAR); secretário Adriano Soares afirma que execução de metas será prioridade

Ana Paula Lins

Nesta sexta-feira (10), técnicos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) se reuniram no Centro de Formação Ib Gatto Falcão, no Centro de Estudo e de Pesquisas Aplicadas (Cenfor/Cepa), para realizar um diagnóstico e uma revisão sobre os indicadores do Plano de Ações Articuladas (PAR) para a Educação em Alagoas. A discussão do plano é o primeiro passo para que, posteriormente, o Estado defina quais serão as ações prioritárias para a concretização de convênios com o Governo Federal.

O PAR é um documento que integra a adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação, e consiste em um planejamento de todas as políticas educacionais que municípios e estados pretendem fazer e que são passíveis de alocação de recursos do Ministério da Educação (MEC). O Governo de Alagoas construiu o seu PAR em 2007 e, dentre os convênios contemplados no plano estão um no valor de R$ 14 milhões para a construção de escolas e outro para a elaboração de livros em braile para alunos com deficiência visual.

Ao final da reunião de trabalho, os técnicos da SEE enviarão o diagnóstico revisado ao MEC. Após a resposta do Ministério será feito o redimensionamento das ações passíveis de serem transformadas em convênios. 

Coordenadora do PAR, a secretária adjunta da Educação, Cícera Pinheiro, conta que o plano será um instrumento de planejamento da SEE junto ao MEC e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ela explica que as metas estabelecidas pela SEE também estão presentes no Programa Geração Saber e no Plano Plurianual do Governo de Alagoas (PPA).

“As ações que estabelecemos tanto para o PAR, o PPA e o Geração Saber atendem às orientações e necessidades tanto da macropolítca do Governo do Estado como do Governo Federal”, pontua.

Prioridade

O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, afirma que a execução das metas do PAR será uma prioridade da SEE. “Temos um grande capital humano na educação e o engajamento de cada um fará a diferença, pois, ao potencializarmos nossa força, poderemos melhorar os resultados”, complementa.

Soares destacou ainda que, para investir melhor, a Secretaria vai racionalizar os seus gastos internos. “Faremos esse trabalho em parceria com a Agência de Modernização de Gestão de Processos, a Amgesp, para racionalizar gastos com água, luz, energia, combustível e telefone de forma que possamos otimizar a aplicação de recursos” , adianta.