sexta-feira, 10 de junho de 2011

Evento internacional proporciona parcerias para piscicultura alagoana

Em Natal, gestor do APL Piscicultura garante mais apoio para desenvolvimento da atividade em Alagoas

Victor Brasil 

Emrpesa Novus International vai apoiar APL Piscicultura
O Simpósio Mundial de Aquicultura, realizado entre os dias 6 e 10 deste mês, em Natal (RN), trouxe mais um parceiro do setor para Alagoas. Em reunião ocorrida no último dia 8, o gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Piscicultura, Miguel Aencar, garantiu o apoio da empresa Novus International para os seminários em piscicultura, realizados em Alagoas.

A reunião, que tinha como objetivo negociar o apoio da empresa nas realizações de seminários alagoanos, garantiu incentivos para pesquisas em piscicultura no estado. Segundo o gestor do APL Piscicultura, as propostas foram bem acolhidas pelo gerente para Norte e Nordeste da Novus International, Pedro D’Zen, e pelos demais executivos da empresa. 

De acordo com Miguel Alencar, esta parceria com a Novus representa um grande avanço para o desenvolvimento de atividades locais voltadas para a piscicultura. “A Novus é uma gigante no ramo de nutrição animal. E firmar parceria com uma empresa de âmbito mundial é muito importante para o desenvolvimento local”, destacou.

No final da reunião, ficou definida a vinda de representantes da empresa ao Estado, para uma visita ao Centro Integrado de Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Alagoas, localizado no município de Porto Real do Colégio, para conhecer melhor as pesquisas. A data ainda será agendada.

Simpósio

Cerca de 90 países participam da Sociedade Mundial de Aquicultura, criada em 1970 e que conta atualmente com 70 membros brasileiros. A entidade realiza todos os anos o Simpósio Mundial da Piscicultura, o maior encontro internacional do ramo, que reúne mais de 5 mil participantes. Este ano, o evento ocorreu na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 6 e 10 deste mês.

Na ocasião, o Estado de Alagoas foi representado pelo gestor do APL Piscicultura, Miguel Alencar, e por técnicos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Satuba, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf), da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, da Superintendência  do Ministério da Pesca e Aquicultura em Alagoas e do Sebrae/AL.  

Segundo Miguel Alencar, o evento teve como objetivo discutir os principais temas e o panorama da aquicultura mundial. “Esse evento foi de grande importância para a piscicultura no Estado, pois proporcionou uma troca de experiências na área”, disse. 

O evento contou com a realização de algumas atividades, como mesas redondas para a discussão da implantação de novas tecnologias na piscicultura. Um dos assuntos mais abordados foi o cultivo de peixes em tanques-rede e viveiros escavados, que está sendo desenvolvido em vários países do mundo. “A partir do conhecimento de experiências bem sucedidas em outros locais, é possível aplicar o mesmo modelo em Alagoas”, destacou Miguel.