Em Natal, gestor do APL Piscicultura garante mais apoio para desenvolvimento da atividade em Alagoas
Victor Brasil
Emrpesa Novus International vai apoiar APL Piscicultura |
O Simpósio Mundial de Aquicultura, realizado entre os dias 6 e 10 deste mês, em Natal (RN), trouxe mais um parceiro do setor para Alagoas. Em reunião ocorrida no último dia 8, o gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Piscicultura, Miguel Aencar, garantiu o apoio da empresa Novus International para os seminários em piscicultura, realizados em Alagoas.
A reunião, que tinha como objetivo negociar o apoio da empresa nas realizações de seminários alagoanos, garantiu incentivos para pesquisas em piscicultura no estado. Segundo o gestor do APL Piscicultura, as propostas foram bem acolhidas pelo gerente para Norte e Nordeste da Novus International, Pedro D’Zen, e pelos demais executivos da empresa.
De acordo com Miguel Alencar, esta parceria com a Novus representa um grande avanço para o desenvolvimento de atividades locais voltadas para a piscicultura. “A Novus é uma gigante no ramo de nutrição animal. E firmar parceria com uma empresa de âmbito mundial é muito importante para o desenvolvimento local”, destacou.
No final da reunião, ficou definida a vinda de representantes da empresa ao Estado, para uma visita ao Centro Integrado de Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Alagoas, localizado no município de Porto Real do Colégio, para conhecer melhor as pesquisas. A data ainda será agendada.
Simpósio
Cerca de 90 países participam da Sociedade Mundial de Aquicultura, criada em 1970 e que conta atualmente com 70 membros brasileiros. A entidade realiza todos os anos o Simpósio Mundial da Piscicultura, o maior encontro internacional do ramo, que reúne mais de 5 mil participantes. Este ano, o evento ocorreu na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 6 e 10 deste mês.
Na ocasião, o Estado de Alagoas foi representado pelo gestor do APL Piscicultura, Miguel Alencar, e por técnicos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Satuba, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf), da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, da Superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura em Alagoas e do Sebrae/AL.
Segundo Miguel Alencar, o evento teve como objetivo discutir os principais temas e o panorama da aquicultura mundial. “Esse evento foi de grande importância para a piscicultura no Estado, pois proporcionou uma troca de experiências na área”, disse.
O evento contou com a realização de algumas atividades, como mesas redondas para a discussão da implantação de novas tecnologias na piscicultura. Um dos assuntos mais abordados foi o cultivo de peixes em tanques-rede e viveiros escavados, que está sendo desenvolvido em vários países do mundo. “A partir do conhecimento de experiências bem sucedidas em outros locais, é possível aplicar o mesmo modelo em Alagoas”, destacou Miguel.