sexta-feira, 10 de junho de 2011

Governo apresenta projeto Acolhe Alagoas

Secretário de Estado de Promoção da Paz, Jardel Aderico, apresenta projeto a governador Teotonio Vilela e comitiva de parlamentares

Marcelo Cabral

O Governador Teotonio Vilela Filho recebeu uma comitiva formada por 30 deputados e dois senadores que, durante toda a quinta-feira (9), visitaram algumas das comunidades acolhedoras de dependentes químicos apoiadas pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz. As visitas aconteceram na capital alagoana e no município de Marechal Deodoro.

Teotonio diz que Estado vai investir  R$ 7 milhões no programa

Durante a noite, no Palácio República dos Palmares, o governador lançou oficialmente o Acolhe Alagoas, programa de acolhimento voluntário à pessoa com dependência química. Segundo o secretário de promoção da Paz, Jardel Aderico, o projeto tem como principais objetivos afastar o dependente químico do ambiente de violência e consumo de drogas e criar em Alagoas uma cultura de paz.

A ideia é inserir esta cultura no conteúdo curricular das escolas, desde a educação fundamental, atendendo inicialmente 18.000 alunos em 1.000 escolas de 16 municípios, com recursos do próprio Estado em parceria com as prefeituras.

No lançamento do programa, o governador Teotonio Vilela Filho destacou a importância do Congresso Nacional na busca por soluções para o grave problema da violência relacionada ao consumo de drogas e destacou o trabalho desenvolvido pela Sepaz. “Sou um homem de paz por temperamento, formação e convicção. Depois de iniciativas como a polícia comunitária, estamos lançando hoje um modelo do qual me orgulho em ser pioneiro”, reforçou.

O governador salientou que o Estado já tem 2 mil professores capacitados para incorporar uma cultura de paz nas escolas. “Mesmo em um Estado pobre como o nosso, vamos investir R$ 7 milhões em recursos próprios até 2012. Aos deputados e senadores, espero que a visita a Alagoas colabore com o belo trabalho que fazem no Congresso Nacional. Contem com Alagoas para esta iniciativa que merece nosso apoio”.

Estiveram presentes no evento o presidente da comissão de políticas sobre drogas, deputado Reginaldo Lopes, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Brás; a Secretaria Nacional do SENAD, Paulina Duarte; os deputados Givaldo Carimbão e Célia Rocha; os senadores Wellington Dias e Ciro Nogueira, do Piauí; e Eduardo Amorim, de Sergipe; além de deputados de diversos Estados. Durante o lançamento, o professor João Roberto Araújo apresentou a metodologia de educação para a paz, desenvolvida especialmente para o projeto Acolhe Alagoas.