sexta-feira, 10 de junho de 2011

Entidades que recebem alimentos de agricultores participam do Sesi Cozinha Brasil

 Atividades ocorrem em Santana do Ipanema, no período de 13 a 17 de junho, e haverá capacitação com foco em alimentação saudável

Diego Barros

O município de Santana do Ipanema vai receber, no período de 13 a 17 de junho, o Programa Sesi Cozinha Brasil, numa parceria da Prefeitura Municipal com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), para capacitar cozinheiras e merendeiras de instituições públicas.

Algumas dessas profissionais são de entidades que recebem produtos de agricultores familiares do município, como escolas, beneficiadas com os alimentos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e instituições cadastradas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local com Doação Simultânea.

A capacitação será com foco em higienização, hábitos alimentares saudáveis e utilização dos alimentos integralmente. “Assim, é possível melhorar o estado nutricional e a qualidade de vida sem aumentar os gastos com alimentação”, explicou a nutricionista Vanessa Ramalho, da Seagri.

Ainda há vagas para os profissionais que desejarem se inscrever. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) ou na Gerência Regional da Seagri, ao lado da Caixa Econômica. Os interessados devem levar cópia de RG, CPF e comprovante de residência.

O Programa Sesi Cozinha Brasil é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e visa ensinar a população a se alimentar com segurança e qualidade. O conteúdo programático da capacitação inclui: comportamento alimentar; elaboração de cardápio equilibrado; hábitos alimentares para garantir uma boa saúde; planejamento de compras; reconhecimento e seleção de alimentos; cuidados no armazenamento de alimentos; congelamento e descongelamento dos alimentos e preparações culinárias.