sexta-feira, 10 de junho de 2011

Governo pretende utilizar novas tecnologias na segurança pública

Defesa Social vai investir recursos tecnológicos para reduzir índice de criminalidade; Base Comunitária de Segurança do Jacintinho será inaugurada na quarta-feira (15)

Mosael Henrique

Estado vai investir em tecnologia para combater criminalidade
O Governo do Estado pretende avançar no combate à criminalidade utilizando todos os meios tecnológicos que venham garantir resultados na segurança pública. Junto com novos modelos de policiamento – a exemplo da Base Comunitária de Segurança e o Policiamento por Quadras -, a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) pretende investir também na área de tecnologia para a redução dos índices de violência.

“Queremos dar um salto de qualidade no combate à violência, investindo também em tecnologia, que hoje se constitui numa grande ferramenta para alcançarmos melhores resultados”, afirmou o secretário Dário Cesar Cavalcante, durante reunião nesta sexta-feira (10), com o diretor da Black Bee, Robson Moraes Andrade. Especializada em softwares para a área de segurança pública, a empresa atua na área de gestão, organização e integração das polícias.

Dário Cesar comentou que vem estruturando a Seds para que a pasta possa desenvolver suas ações a partir de um planejamento estratégico e operacional. “Fazer segurança pública necessita de investimentos em todas as áreas, não sendo apenas na preventiva e repressiva por parte da polícia, mas também em tecnologia da informação. Só assim teremos como retorno a redução da criminalidade de forma eficiente”, ressaltou.

Ficou acertado na reunião que consultores da Black Bee virão a Maceió nos próximos dias para fazer uma avaliação das necessidades existentes nos órgãos integrantes da Defesa Social na área de gestão e informação. Após o levantamento, será apresentado ao governo as soluções e as prioridades em cada setor em termos de operacionalização de programas e novas tecnologias. “Estamos procurando caminhos e soluções para reduzirmos a criminalidade no Estado, que ainda continua com uma média alta. Nesse sentido, buscamos todas as iniciativas para que alcançarmos esse objetivo”, disse o secretário. 

Base comunitária
Na próxima quarta-feira (15), será inaugurada a terceira Base Comunitária de Segurança, que começará a funcionar no Jacintinho, considerado um dos quatro bairros de maior índice de violência da capital. A base foi instalada na praça Mário Jambo, localizada na parte central do bairro, sendo a terceira unidade implantada em Maceió.

Recentemente, a Defesa Social assinou acordo de cooperação com a prefeitura de Arapiraca para a implantação de três bases comunitárias no município. As unidades serão instaladas no Lago da Perucaba, Jardim das Paineiras e na região da Feira da Fumageira. Palmeira dos Índios e Marechal Deodoro serão os próximos municípios contemplados com o projeto de polícia comunitária.