sexta-feira, 10 de junho de 2011

Déficit de moradias em Alagoas será eliminado até 2020

Secretário Marco Fireman lançou, nesta sexta-feira (10), o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social

Acássia Deliê e Wanessa Santos
Foto: Matheus Sandes

Plano Estadual de Habitação foi lançado nesta sexta-feira
Representando o governador Teotonio Vilela Filho, o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, lançou o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social de Alagoas (Pehis/AL), na manhã desta sexta-feira (10). Ao traçar metas a serem cumpridas por meio de parcerias entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, o Pehis/AL é o maior passo dado para eliminar o déficit de moradias até 2020, de acordo com Fireman.

“Já reduzimos o déficit de 123 mil moradias para 109 mil moradias nos últimos quatro anos. Mas precisamos manter o ritmo com planejamento. Agora, temos um título do qual podemos nos orgulhar: somos o primeiro Estado do Brasil a cumprir todas as exigências do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social. Vamos trabalhar para eliminar o déficit até 2020”, ressaltou Fireman.

O lançamento do Pehis/AL foi realizado no auditório do Palácio República dos Palmares e contou com a presença de diversos líderes políticos e representantes da sociedade civil que atuam em parceria com a Seinfra em programas habitacionais do Estado.

Prazos cumpridos

Representante do Ministério das Cidades, Renata Gonçalves parabenizou o Governo de Alagoas por cumprir todos os prazos estabelecidos junto ao Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Nacional. 

“Alagoas já consolidou o Fundo, o Conselho Gestor e agora o Plano de Habitação, todos eles dentro dos prazos. Isso é importante para que se possa garantir recursos do Governo Federal para a execução de ações habitacionais”, destacou Renata Gonçalves.

Durante o lançamento, a superintendente de Política Habitacional da Seinfra, Marisa Perez, apresentou detalhes do Pehis/AL, explicando todas as suas etapas desde o início da elaboração, em 2007, até sua finalização e conclusão. 

Emocionada, Marisa disse que “para trabalhar com habitação tem que ser um apaixonado pelo que faz”. “Não há nada mais gratificante do que o momento de entregar a chave de uma casa para uma família. É uma emoção muito grande e estamos trabalhando com afinco neste setor em Alagoas”, disse Marisa Perez.

O superintendente da Caixa Econômica Federal em Alagoas, Paulo Nery, também falou sobre o desenvolvimento habitacional em Alagoas. “Os investimentos estão presentes em todas as regiões do Estado. E não só na construção de casas, mas inclusive na melhoria habitacional”, informou Nery.

O Plano
 Elaborado pela Seinfra, com assessoria técnica e metodológica do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), o Pehis/AL traça metas a serem atingidas por meio de parcerias entre as três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal) até 2020. 

Para continuar reduzindo o déficit habitacional gradativamente, o Pehis/AL prevê programas de reciclagem e recuperação de imóveis, requalificação de assentamentos precários e de conjuntos habitacionais deteriorados, urbanização de assentamentos urbanos e rurais, obras de saneamento básico, requalificação, prevenção em residências localizadas em área de risco, regularização fundiária, entre outros projetos sociais, culturais e ambientais. 

Download
O Plano Estadual de Interesse Social pode ser acessado por meio do site www.seinfra.al.gov.br.