terça-feira, 7 de junho de 2011

Sepaz na Comunidade chega ao Jacintinho nesta quarta-feira

Atividades acontecem no Centro Comunitário Bom Samaritano, a partir das 18h

Lucas Lisboa

Sepaz na Comunidade leva ações ao Jacintinho nesta quarta-feira
Dando sequência à programação da primeira semana de trabalho, o programa “Sepaz na Comunidade – Dialogando com Você” vai, nesta quarta-feira (9), até o Centro Comunitário Bom Samaritano, no Jacintinho, para interagir com os moradores do bairro, promovendo atividades e formulando propostas para que a cultura de paz seja disseminada na região. A ação tem início às 18 horas. 

O encontro, organizado pela Superintendência de Promoção da Cultura de Paz, deverá reunir cerca de 50 moradores da comunidade, entre lideranças, professores, representantes de associações, profissionais liberais e estudantes, que possam atuar como multiplicadores da promoção da paz.

O programa foi aberto na última segunda-feira (6), no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Benedito Bentes I. O seminário foi iniciado com uma apresentação dos projetos da Superintendência e suas duas Diretorias – Educação para Paz, e Sensibilização e Mobilização. A oportunidade serviu também para uma breve exposição sobre a nova estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Promoção da Paz.

Em seguida, o superintendente de Promoção de Cultura de Paz, André Carnaúba, além de instruir, abriu o espaço para que a comunidade pudesse relatar seus pontos de vista sobre temas como a paz, violência na comunidade, mediação de conflitos, controle de emoções e medidas que possam diminuir a criminalidade no local. 

De acordo com Carnaúba, esse tipo de diálogo serve para detectar as demandas que são de responsabilidade da Sepaz para promover a cultura de paz no Benedito Bentes I, um dos bairros com maiores índices de violência na capital. “A paz tem que ser construída de forma conjunta. O poder público não consegue promover a cultura de paz sozinho, a comunidade tem papel fundamental nesse processo. É isso que estamos enfatizando durante as atividades do programa”, explica.

Presente ao seminário, Ednaldo Mariano, liderança comunitária que articulou o encontro, falou sobre a importância da realização de encontros como o que foi realizado na segunda-feira. Ele fala que a comunidade clama por uma maior sensação de segurança e a cultura de paz pode ser um caminho para mudar essa realidade. 

Programação

O programa continua nesta quinta-feira, no Clima Bom II. O evento vai acontecer na Escola Benedita de Castro, localizada na Rua Santa Rita, às 18h. Na próxima segunda-feira (13), o programa vai até a comunidade da Pescaria.  Na terça, é a vez da comunidade do Vergel receber a Superintendência de Promoção de Paz, na sede do Projeto Mundaú, na Rua São Félix, 334, próximo ao terminal rodoviário.