terça-feira, 7 de junho de 2011

Secretário visita projeto-piloto do Programa de Avicultura Familiar em Santana do Ipanema

Unidade atende a 100 famílias do município, produz alimento, gera renda e comprova viabilidade do Programa; visita será na quinta-feira (9)

Diego Barros

A unidade demonstrativa do Programa de Avicultura Familiar (PAF) instalada no município de Santana do Ipanema, no Médio Sertão de Alagoas, será visitada nesta quinta-feira (9) pelo secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas.

Ele estará acompanhado por representantes das empresas Novus e Globoaves, do segmento de avicultura, da prefeita do município, Renilde Bulhões, representantes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) e do Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (ICTAL).

A visita começa às 9h, nas instalações do Aviário Pulmão, no campus da Uneal. Às 10h, a comitiva segue para a Associação dos Avicultores de Santana do Ipanema, onde vai conhecer agricultores familiares inseridos no projeto-piloto do Programa de Avicultura Familiar (PAF).
Também faz parte do roteiro a visita a uma unidade do programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), no município de Poço das Trincheiras. Depois, haverá uma reunião com a prefeita Renilde Bulhões.

“O PAF já demonstrou sua viabilidade no município de Santana do Ipanema, por isso o governador Teotonio Vilela determinou sua ampliação para outros municípios. Desse modo, vamos assinar o convênio com as entidades envolvidas, para em seguida fazermos a seleção e a capacitação das famílias”, disse o secretário Jorge Dantas.

A assinatura do convênio que garante a execução do Programa de Avicultura Familiar (PAF) será realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, em Maceió, na quinta-feira (9), às 17h. Na mesma ocasião, os prefeitos dos nove municípios contemplados também vão assinar o termo de compromisso.

Segundo o professor da Uneal Fábio Cunha, que coordena as ações de treinamento e acompanhamento técnico das famílias incluídas no PAF, em Santana do Ipanema, o grupo já está fazendo a compra do terceiro lote de pintos e ração, já com recursos próprios.

“Eles têm diversificação alimentar para a família, com ovos e frango, e conseguem vender o excedente para a prefeitura, por meio de chamadas públicas, para inclusão do produto na merenda escolar”, explicou o professor.

 Segundo ele, as galinhas caipiras – ou galinhas de capoeira – adquiridas por meio do PAF enquanto ainda são pintinhos levam cerca de 90 dias para atingir o peso ideal de abate, enquanto as galinhas comuns levam entre 7 e 8 meses para chegar a esse ponto. “São animais melhorados, com boa genética, e que recebem uma nutrição adequada, por isso chegam ao peso ideal para o abate nesse período”, explicou o professor Fábio Cunha.

O projeto-piloto do PAF em Santana do Ipanema foi instalado em 2010 numa parceria entre Prefeitura Municipal, governo do Estado, por meio da Seagri e Uneal, Sebrae/AL, ICTAL, empresas Novus e Globoaves.