terça-feira, 7 de junho de 2011

Governador recebe novo superintendente do Banco do Brasil no Estado e amplia parcerias

Eduardo Santana destacou que quer oferecer um comprometimento mais efetivo do Banco do Brasil para o desenvolvimento do Estado

Dora Nunes
Foto: Neno Canuto

Governador se reúne com representantes do Banco do Brasil
O governador Teotonio Vilela Filho recebeu, nesta terça-feira (7), a visita de apresentação do novo superintendente Estadual do Banco do Brasil, Eduardo Santana, que veio acompanhado de André Mascarenhas, gerente Geral da Agência Governo e Fernando Rufino, gerente de Negócios da Superintendência em Alagoas.  

Santana disse estar muito feliz em assumir a nova função. “Queremos renovar e aumentar a parceria já existente com o Governo de Alagoas e oferecer ao governador um comprometimento mais efetivo do Banco do Brasil para o desenvolvimento do Estado”, afirmou.

Teotonio Vilela explicou que desde o inicio de seu governo tem empregado um grande esforço para resgatar a credibilidade do Estado junto a instituições financeiras e empresariais. “O nosso esforço tem sido muito bem sucedido nesse sentido, haja vista os empreendimentos que já conseguimos trazer para o Estado, a exemplo da implantação de um estaleiro do porte do Eisa em Coruripe”, disse. 

Para o governador, é muito importante seguir com a parceria com o Banco do Brasil. “O Estado tem todo o interesse em se aproximar mais ainda e ampliar as parcerias com o Banco que tem uma grande capilaridade em seus investimentos. Estou muito aberto para conversar e construir essas novas parcerias”.

O novo superintendente solicitou ao governador uma visita à Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) para conhecer os projetos em andamento para o desenvolvimento do Estado. “Temos a intenção de funcionar como uma secretaria complementar de desenvolvimento em apoio ao Governo e estamos apostando numa ação que insira de forma definitiva o Banco do Brasil no desenvolvimento econômico de Alagoas”. 

O gerente de Negócios Fernando Rufino explicou que a ação do banco tem sido focada principalmente no microcrédito, buscando inserir os microempresários na formalidade. “Estamos evoluindo e precisamos dar mais condições para que essas empresas sejam mais competitivas”. Além disso, acrescenta Rufino, um novo instrumento está recentemente sendo utilizado pelo banco. “As agências dos Correios passam agora também a ser correspondentes bancários. Dessa forma, poderemos atender 100% dos clientes não só em Alagoas, mas em todo o país”, falou.

De acordo com o gerente geral da Agência Governo, André Mascarenhas, o Banco do Brasil dobrou os investimentos no Estado, passando atualmente para R$ 1,2 bi, principalmente investindo em pequenos empresários. “Atualmente temos uma relação de um para um, ou seja, tudo o que captamos no Estado é reinvestido na mesma proporção. Além disso, também investimos cerca R$ 35 mi para auxiliar os microempresários que perderam tudo nas enchentes do ano passado”. 

Mascarenhas informou também que aumentou para mil o número de funcionários para atender ao aumento dessa demanda que o Estado tem apresentado. Ao final do encontro, o governador estabeleceu encontros mensais com representantes do Banco do Brasil e secretários estaduais para que as parcerias possam ser redimensionadas.