terça-feira, 7 de junho de 2011

Escolas recebem orientação sobre Censo Escolar

Foco principal será trabalhar o formulário com as 52 questões do cadastro das escolas, que está disponível no endereço eletrônico do Inep

Ricardo Moresi 

Começa nesta quinta-feira (9), às 13h30, no auditório da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), uma capacitação destinada às escolas que ainda não se cadastraram no Censo Escolar. O foco principal será trabalhar o formulário com as 52 questões do cadastro das escolas, que está disponível no endereço eletrônico do Inep (http://educacenso.inep.gov.br). A atividade prossegue na sexta-feira (10), às 8h.

De acordo com Ricardo Moura, diretor de Apoio Técnico às Redes da SEE, o objetivo é cadastrar as escolas que ofertam as séries finais do Ensino Médio. “São escolas da rede privada. Elas precisam fazer o cadastro até a próxima sexta-feira, dia 10 de junho, para que seus alunos possam efetuar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, alerta.

Ele evidencia também que durante a realização da inscrição no Enem o candidato deve informar a escola onde estuda. “Caso a escola não esteja na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o candidato não poderá prosseguir com o processo de inscrição”, antecipa.

Em todo o Brasil, o prazo final para o envio dos dados do Censo 2011 é 14 de agosto. Entretanto, as inscrições para o Enem terminam no dia 10. As escolas que nunca participaram do Censo precisam se cadastrar no sistema para garantir a inscrição de seus alunos no Enem que, este ano, será a única forma de acesso à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Esta capacitação é realizada em parceria com a 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), por meio do Núcleo Regional de Gestão de Sistema.

O Censo Escolar é uma ação estatístico/educacional realizada todos os anos, em nível nacional, e organizada pelo Inep. Ele conta com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do Brasil.

Histórico

Desde 1991, o Censo Escolar é realizado anualmente pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC), bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Atendimento

As escolas que tiverem dúvidas quanto ao cadastro no Censo 2011 devem se dirigir à sede da SEE, na Rua Barão de Alagoas, 141, Centro, e procurar a Gerência de Estatística Educacional, na sala 102, no 1º andar, no horário das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone 3315-1264. O Núcleo Regional de Gestão de Sistema da 1ª CRE também está disponível para tirar dúvidas pelo telefone 3315-1204. A coordenadoria está localizada na Rua Melo Moraes, nº 426, no Centro de Maceió.