terça-feira, 7 de junho de 2011

Agência de Fomento de Alagoas participa de oficinas para a elaboração do PPA 2012-2015

As oficinas para o acolhimento de sugestões ao PPA acontecem até a próxima quinta-feira; nesta terça foi a vez de Maragogi, Arapiraca e Santana do Ipanema

Vanessa Omena

Com o objetivo de contribuir para a elaboração das propostas que irão compor o Plano Plurianual 2012-2015, diretores e técnicos da Agência de Fomento de Alagoas (Afal) estão participando das oficinas realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), que acontece em diversas regiões do Estado até a próxima quinta-feira (9).

Nesta terça-feira, o diretor-presidente da Afal, Antonio Carlos Quintiliano, e o diretor de Desenvolvimento e Projetos, Fábio Leão, participaram, junto com técnicos da agência, das oficinas realizadas em Maragogi - que abrange 13 municípios da Região Norte -, e em Arapiraca-  que abrange 19 municípios do Agreste -, onde foram discutidas as sugestões sobre os desafios para o desenvolvimento dessas regiões, a exemplo do que vem sendo feito nas demais oficinas que começaram na semana passada. 

 Antonio Carlos Quintiliano, que antes de assumir a presidência da Afal foi secretário-adjunto do Planejamento e do Orçamento, destacou que as oficinas propiciam momentos importantes onde o poder público, sociedade e técnicos do Estado contribuem com as sugestões que vão indicar um plano de metas que atendam questões levantadas para a formulação de políticas públicas que levem a um maior desenvolvimento das ações do setor público.

“A Afal, como agente financeiro do Estado, tem um papel a ser cumprido, que é o de se articular com diversos órgãos dos setores públicos, privados, bem como organizações da sociedade civil, objetivando a inclusão produtiva da população de baixa renda, por meio do acesso ao crédito e de programas que possam fomentar a economia e contribuir com desenvolvimento da economia alagoana”, acentuou Quintiliano, acrescentando que a Afal quer e espera participar das decisões do PPA.

Na região Norte, a Agência, em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração dos Municípios (Ibam), vem realizando um programa que objetiva o fortalecimento da agricultura periurbana, com vistas a aumentar a produtividade e promover o acesso ao mercado consumidor. Para tanto, a Afal vem articulando com os poderes públicos municipais, e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a fim de viabilizar o programa, cuja meta é gerar mais dinamismo para a economia e renda para as famílias.

Na região do Agreste e do Sertão, programas como o desenvolvimento do segmento de microfinanças já estão em andamento a partir do edital que selecionou, no ano passado, instituições microfinanceiras (IMFs) para receberam recursos oriundos do Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza (Fecoep). Os recursos estão sendo utilizados para investir em programas de desenvolvimento institucional (PDI) dessas instituições e no repasse de microcrédito produtivo, beneficiando segmentos como pecuária, comércio, agricultura e pequenas indústrias.

Durante a oficina realizada na Região Metropolitana de Maceió, o diretor de Administração e Finanças da Afal, Fernando Noronha, participou do grupo Econômico, Técnico e Infraestrutura, e ofereceu sugestões para inclusão produtiva como uma das metas a serem perseguidas.

As propostas discutidas nas oficinas serão elencadas e analisadas por técnicos das secretarias de Estado, com a coordenação da Seplande. A partir das demandas apresentadas pelas setoriais, serão definidos os programas, ações e diretrizes que irão compor o PPA 2012-2015. Em Maragogi, dos 13 municípios esperados, 5 não estiveram representados: Campestre, Colônia Leopoldina, Jundiá, Novo Lino e São Miguel dos Milagres. As próximas oficinas acontecem, na próxima quinta-feira (9), em Pão de Açúcar (Região da Bacia Leiteira); Cajueiro (Vales do Paraíba e Mundaú) e Penedo (Região Sul).