terça-feira, 7 de junho de 2011

Convênio do Programa de Avicultura Familiar será assinado nesta quinta-feira

Recursos do Fecoep estão garantidos e agricultores familiares de nove municípios do Médio Sertão serão beneficiados

Diego Barros

Convênio vai garantir execução do Programa de Avicultura Familiar
O governo do Estado assina, nesta quinta-feira (9), o convênio que vai garantir a execução do Programa de Avicultura Familiar (PAF), beneficiando inicialmente agricultores familiares em nove municípios do Médio Sertão. Na mesma ocasião, os prefeitos vão assinar o termo de compromisso, que garante a adesão do município ao PAF.

A solenidade será no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, em Maceió, a partir das 17h, e deverá contar com a presença do governador Teotonio Vilela. Os recursos para o programa são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e somam quase R$ 1,2 milhão.

Pelo programa, cada família beneficiada vai receber 60 pintos melhorados – que atingem peso para abate em pouco tempo –, sendo 30 machos e 30 fêmeas, além de ração, vacinas, treinamento em manejo e assistência técnica.

“O objetivo é garantir melhoria da alimentação dessas famílias e incremento da renda, por meio da venda do excedente de frangos e ovos”, explicou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas. 

“Vamos incentivar a criação de galinha caipira, mais conhecida como galinha de capoeira, e ao mesmo tempo garantir um canal de comercialização para os produtos excedentes”, citou o secretário. Isso porque, no termo de compromisso, as prefeituras se comprometem a adquirir parte dessa produção por meio da merenda escolar.

Segundo a Lei nº 11.947/2009, que criou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), no mínimo 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar devem ser investidos na aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar. “Muitas prefeituras já compram aos agricultores familiares por meio de chamadas públicas, portanto, a compra dessa produção será de acordo com esse mecanismo”, comentou o secretário Jorge Dantas.
Também fazem parte do convênio para o Programa de Avicultura Familiar (PAF) o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) e o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (ICTAL).
 
As prefeituras que vão assinar o termo de compromisso nesta quinta-feira (9) são as seguintes: Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Olho D’Água das Flores, Olivença, Senador Rui Palmeira, Ouro Branco, Maravilha e Dois Riachos.

Projeto-piloto tem resultados positivos

Uma unidade demonstrativa do Programa de Avicultura Familiar (PAF) foi instalada no município de Santana do Ipanema, em 2010, para um grupo de 100 famílias de agricultores, todas identificadas de acordo com o perfil de renda e aptidão para lidar com a atividade.

Segundo o professor Fábio Cunha, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), que é um dos coordenadores do acompanhamento técnico e do treinamento dado às famílias cadastradas, os resultados foram positivos é comprovam que o programa é viável. 

“A prefeitura fez a compra do excedente para inclusão dos produtos na merenda escolar, os agricultores obtiveram renda e já estão na compra do terceiro lote de pintos e ração, agora com recursos próprios”, confirmou o professor. “Os pintos que são adquiridos pelo programa são melhorados e chegam ao peso ideal para o abate com 90 dias. As fêmeas, quando adultas, podem produzir até 300 ovos por ano, desde que o agricultor faça o manejo adequado e siga a nutrição correta. Assim, a renda é garantida”, salientou o professor Fábio Cunha.

Ainda de acordo com ele, uma galinha caipira comum, como as que são criadas pelos agricultores, leva entre 7 e 8 meses para atingir o peso de abate e só bota 60 ovos por ano. “Nossa meta é ampliar o programa para todos os municípios do Médio Sertão, incluindo mais famílias com capacitação, acompanhamento técnico e garantia de comercialização”, lembrou o gestor do PAF pela Seagri, Dênnis Calheiros.

Em Santana do Ipanema, o projeto-piloto foi implantado com apoio da Prefeitura Municipal, do governo do Estado, por meio da Seagri e da Uneal, do Sebrae/AL, da empresa Globo Aves e da empresa Novus, ligadas ao ramo da avicultura.