terça-feira, 7 de junho de 2011

Procon alerta para ofertas online no Dia dos Namorados

Órgão registrou, no período de um ano, 352 queixas contra alguns sites comerciais

Patrícia Melro

Com a aproximação do dia dos namorados e as inúmeras ofertas no mercado, fica até difícil escolher o presente para pessoa amada. O jeito é recorrer à internet. Além da comodidade, os descontos e promoções são os maiores atrativos. Porém, o Procon/AL - órgão vinculado à Secretaria do Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos - alerta o consumidor em relação a alguns sites.

Durante o período de maio de 2010 ao mesmo mês de 2011, foram registradas 352 queixas contra os sites comerciais Compre da China (www.compredachina.com), Fênix do Oriente (www.fenixdooriente.com.br), Compra Fácil (www.comprafacil.com.br), Americanas.com, Submarino, Shop time, Ingresso.com, B2w viagens, Blackbuster (todos ligados ao site www.b2winc.com).

De acordo com o Procon/AL, as denúncias dos consumidores em relação os sites são cobrança indevida, falta de garantia dos produtos, demora na entrega e não entrega de mercadorias. “É necessário antes de realizar a compra buscar referência do site com outras pessoas, ou se for o caso procurar nos Procon´s a lista das empresas mais procuradas. Esta é a única forma de não ser lesado por estas empresas idôneas”, explica o superintendente do órgão, Rodrigo Cunha.

Alerta a outros sites:

Em São Paulo, o Procon detectou que 20 sites do comércio eletrônico vendiam uma série de produtos e não os repassavam as mercadorias aos compradores. Dos 20, nove ainda continuam em atuação, veja quais são:
site Ativo
www.aicade.com.br
Não
www.cwbeletro.com.br
Não
www.tudonlineprodutos.com
Não
www.apostilasconcursos.com.br
Não
www.notecam.com.br
Não
www.marineletro.com.br
Não
www.cmykshop.com.br
Não
www.centernote.com.br
Não
www.mfriends.com.br
Sim
www.wbronkowski.com
Sim
www.nacionalshop.com.br
Não
www.skinzilla.com.br
Sim
www.u6shop.com.br
Não
www.bininhobaby.com.br
Sim
www.eletrosp.com.br
Não
www.seuchina.com
Sim
www.newtenis.com.br
Sim
www.brasilbay.com.br
Sim
www.7livraria.com.br
Sim
www.eletropenhaonline.com.br
Sim