terça-feira, 7 de junho de 2011

Governador Teotonio Vilela inaugura segunda Base Comunitária de Segurança nesta quarta

Comunidade beneficiada será o Osman Loureiro; Vergel e Jacintinho serão contemplados com Bases Comunitárias nas próximas semanas

Amélia Sandes

A segunda Base Comunitária de Segurança será entregue oficialmente à comunidade nesta quarta-feira (8), em solenidade festiva, no Conjunto Osman Loureiro. Para a inauguração, a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) elaborou uma vasta programação, que começa às 8h e inclui atendimento médico e social à população. O governador Teotonio Vilela Filho estará presente à solenidade de inauguração.

O governo do Estado pretende entregar as duas bases restantes dos bairros do Vergel e Jacintinho nas próximas semanas, conforme a agenda do governador. De acordo com o secretário Dário Cesar, cada unidade irá contar com um efetivo de aproximadamente 17 homens, além de duas motos e uma viatura destinadas exclusivamente ao policiamento comunitário. A primeira Base, no conjunto Selma Bandeira, foi entregue na última semana.

Além das quatro construídas pelo Estado, Alagoas terá mais 46 bases comunitárias financiadas pelo Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Ainda segundo Dário Cesar, após a inauguração oficial das quatro bases comunitárias, a Defesa Social irá trabalhar na implantação de mais 12 unidades previstas pelo Pronasci. De acordo com o planejamento da Seds, as bases serão distribuídas por Maceió, que contará com cinco unidades; Arapiraca, com três bases, cujos terrenos serão disponibilizados na próxima quinta-feira (9); e Palmeira dos Índios e Marechal Deodoro, que ganharão uma unidade cada uma.

É importante a integração dos diversos órgãos públicos e entidades civis para alcançar o objetivo maior do programa, que é a redução da criminalidade nas comunidades. O projeto no Selma Bandeira, por exemplo, conseguiu reduzir drasticamente o número de homicídios naquela comunidade, onde nos últimos dois anos foram registrados apenas cinco mortes, contra uma média mensal de cinco casos anteriormente.

Durante a solenidade de inauguração no Osman Loureiro, nesta quarta-feira, a Defesa Social programou diversas atividades em conjunto com as demais Secretarias envolvidas, incluindo emissão de carteira de identidade, de carteira de trabalho, corte de cabelo, consultas e exames médicos, e oficinas sobre Educação Ambiental e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), dentre outras.