terça-feira, 7 de junho de 2011

Boletim mostra redução do número de casos de dengue em Alagoas

Até o último dia 28 de maio, foram notificados 6.417 casos, enquanto em 2010 esse número foi de 20.968

Mônica Lima

Os casos de dengue em Alagoas continuam em queda. O Boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na tarde desta terça-feira (7), mostra que, até o último dia 28 de maio, foram notificados em 97 municípios 6.417 casos suspeitos. A redução é de 77% em relação ao mesmo período de 2010, quando foram registrados 20.968 casos.

Dos 6.417 casos de dengue clássica notificados, foram confirmados 2.431, e 3.223 estão sob investigação. Em relação à forma grave da doença, ou seja, dengue hemorrágica, ocorreram 136 notificações. Desse total, 31 tiveram confirmação positiva e 72 estão sendo investigados. Até agora, foram confirmados oito óbitos, dos 11 notificados, e dois estão sendo analisados. As mortes ocorreram nos municípios de Arapiraca, Barra de São Miguel, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Maceió e Porto Calvo.

Dos 102 municípios alagoanos, 10 estão com alta taxa de incidência, sendo eles: Colônia Leopoldina, Belém, Porto Calvo, Estrela de Alagoas, Maragogi, Marechal Deodoro, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Rio Largo e Teotonio Vilela. Todos com a taxa superior a 300 por cem mil habitantes. O boletim mostrou também que 27 cidades encontram-se em situação de média incidência e 65 com baixa incidência. 

Apesar de os números de casos em Alagoas estarem em queda, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, alerta a população para continuar adotando os cuidados essenciais, para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. 

A secretaria de Estado da Saúde (Sesau) continua intensificando as ações nos municípios alagoanos para combater a dengue. Para isso, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, esteve reunido com prefeitos e secretários municipais de Saúde e, juntamente com a Força Tarefa Estadual, visitou diversos municípios em situação de alta incidência, mobilizando a Vigilância Epidemiológica local e diversos segmentos da sociedade.