terça-feira, 7 de junho de 2011

Ações para fortalecer micro e pequenas empresas de Alagoas serão discutidas em Brasília

Seplande participará de Fórum Permanente de Micro e Pequenas Empresas

Laís Pita

Alagoas participa, nesta quarta (8) e quinta-feira (9), do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, em Brasília. Representantes da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) vão à 10ª Reunião Ordinária dos Comitês Temáticos do Fórum, que será realizada na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O objetivo é expor os problemas enfrentados pelos empreendedores, que serão levados à reunião pelos fóruns regionais para que sejam elaboradas propostas de fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas. Os temas das discussões serão divididos de acordo os Comitês de Compras Governamentais; de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação; de Investimento e Financiamento; de Comércio Exterior; de Desoneração e Desburocratização; e de Tecnologia e Inovação.

O Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Alagoas será representado em Brasília através de técnicos da superintendência de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande. “Nesses próximos quatro anos de Governo, o segmento das Micro e Pequenas Empresas terá uma atenção especial por parte da Seplande, pois entendemos que, em todo o Estado, esse é o setor que mais emprega e distribui renda entre a população alagoana, contribuindo para a erradicação da miséria”, afirmou o diretor de Apoio aos Micro e Pequenos Negócios da Secretaria, Michael Chilenato.

Chilenato ainda garantiu que a participação no Fórum é a primeira de uma série de ações que estão sendo planejadas e desenvolvidas pela Secretaria para dar sequência ao trabalho do Fórum Regional de Alagoas.

Alagoas

O Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Alagoas, que é presidido pelo secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, foi lançado em 2008 e é um espaço de debates entre o Governo do Estado, entidades empresariais e sociedade civil para formulação de estratégias de desenvolvimento adequadas à realidade do setor produtivo, especialmente os pequenos negócios.

Os Comitês Temáticos que integram o fórum servem para desenvolver estudos e elaborar propostas de políticas públicas em temas específicos, como a Racionalização Legal e Burocrática; Investimento e Financiamento; Formação e Capacitação Empreendedora; Tecnologia e Inovação; Comércio Exterior; Informação; e Assuntos Fiscais, Taxas e Contribuições.