quinta-feira, 19 de maio de 2011

Teotonio Vilela defende a inserção do pequeno agricultor no desenvolvimento do Estado

Governador participou, nesta quinta-feira, da abertura do Encontro Estadual de Comercialização na Agricultura Familiar

Amanda Dantas
Foto: Neno Canuto


Governador participa de encontro com agricultores
O governador Teotonio Vilela Filho disse que a inserção do pequeno agricultor é fundamental para completar o desenvolvimento de Alagoas. A afirmação foi feita na abertura do Encontro Estadual de Comercialização na Agricultura Familiar, ocorrido nesta quinta-feira (19), no auditório do Palácio República dos Palmares.

Para o governador, é necessário potencializar a população do campo com o objetivo de mantê-la nos interiores do Estado - aproveitando e incluindo as produções nas compras do Executivo, gerando crescimento da competitividade e possibilidade de entrada no mercado. 

O governador também defendeu a criação de linhas de crédito para o pequeno agricultor e ressaltou o resgate da Bacia Leiteira através da regularização do Programa do Leite – elogiado pela Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à fome, Tereza Campello. “Estamos fazendo todo um trabalho articulado voltado para a agricultura familiar, contando também com o apoio de instituições financeiras e do governo Federal. Alagoas tem 6% dos aportes financeiros do Ministério do Desenvolvimento Social”, destacou o governador.

O evento contou com a presença do representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), João Itini, além de lideranças do setor agrícola que enfatizaram a importância e a necessidade de debater a comercialização das pequenas produções. Segundo o representante do MDA, medidas que priorizam o pequeno agricultor são colaboradoras fundamentais para a erradicação da pobreza e da miséria - uma vez que gera empregabilidade e renda no setor agrícola. 

“Precisamos que os estados compreendam a necessidade de políticas públicas para a agricultura familiar; Alagoas é referência no quesito da tributação voltada para os agricultores, esse apoio é essencial para erradicar a pobreza no país. O MDA vai dar respostas aos Estados com essas iniciativas”, resumiu Itini.

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Alagoas (Fetag), Genivaldo Oliveira, disse que o apoio na comercialização dos produtos da agricultura familiar é uma antiga reivindicação. “Essa ainda é uma grande dificuldade para o setor; esse encontro tem grande importância uma vez que vai possibilitar uma discussão acerca da comercialização com a presença de instituições importantes nesse processo”, afirmou Genivaldo.

O diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae, Roberval Cabral, apresentou dados do Sebrae comprovando que 70% dos alimentos consumidos no Brasil são provenientes da produção do pequeno agricultor e o Nordeste representa 1/3 do agronegócio brasileiro.

"A facilitação de crédito para os agricultores e a atenção dada ao setor é fundamental pela posição do setor hoje no Brasil;  esse encontro demonstra interesse do Estado em avançar ainda mais”, acrescentou Roberval.