quinta-feira, 19 de maio de 2011

Técnicos do Maranhão estiveram em Alagoas para conhecer o i-Educar

Eles foram recepcionados pelo secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo

Ricardo Moresi                     
Foto: Valdir Rocha
                                         
Técnicos do Maranhão conheceram programa i-Educar
Um grupo de técnicos da Secretaria de Educação do Maranhão visitou Alagoas esta semana para conhecer o programa i-Educar – software que está em fase de implantação na rede estadual de ensino, fruto das ações do Programa Geração Saber. Por meio dele é possível centralizar as informações do sistema educacional, diminuir a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizar o trabalho do servidor público.

De acordo com o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, a vinda do corpo técnico do Maranhão é importante para Alagoas e indica que estamos no caminho correto para melhorar nossa educação pública. “O nosso Programa Geração Saber já serve de referência para outros estados brasileiros. É claro que ainda falta muito; mas, já temos um pilar seguro para deixar o nosso ensino público do jeito que ele merece estar”, ponderou.

Liliane Marchiorato, coordenadora local do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Alagoas, destacou que a equipe do Maranhão veio conhecer e verificar as possibilidades de fazer a customização do software para atender as demandas daquele Estado. “Os técnicos passaram um dia conhecendo os módulos e as funcionalidades deste sistema”, evidenciou.

Fernando Silva, secretário adjunto de Educação do Maranhão, revelou que seu Estado deu início a um trabalho semelhante ao que Alagoas construiu com o apoio do MEC/Pnud. “Já formamos nossas equipes e definimos as ações que iremos implementar. Trouxemos nossos técnicos para conhecer como o i-Educar está sendo usado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). Lá, já usamos o Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (Siaep)”, comentou.

i-Educar 

Por meio do programa é possível controlar todo o cadastro de alunos, com seus dados pessoais, familiares e pedagógicos. O software possui funcionalidades como, por exemplo, matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões, quadro de horários, que são realizados de forma integrada.

Além disso, todos os relatórios gerenciais e dados exigidos pelo Ministério da Educação para liberação de recursos podem ser obtidos em tempo real. O sistema conta também com um módulo de biblioteca que faz a gestão de bibliotecas de cada escola.