quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sala de Alerta recebe visitantes com palestras educativas

Moradores de municípios da Bacia do Mundaú estiveram na sede da Semarh para conhecer Rede de Monitoramento Hidrometeorológico

Victor Guerra
Foto: Adailson Calheiros

Alagoanos conheceram a Sala de Alerta nesta quinta-feira
Os moradores de cidades que integram a bacia hidrográfica do Rio Mundaú tiveram a oportunidade, nesta quinta-feira (19), de conhecer a Sala de Alerta, parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a Agência Nacional de Águas (ANA), que faz o monitoramento, em tempo real, da Rede Hidrometeorológica, chuvas e rios (Paraíba e Mundaú).

Internautas e alunos do ensino médio e fundamental receberam palestras sobre Meteorologia, Hidrologia e ações da Defesa Civil em casos extremos.

Além de conhecer a Sala de Alerta e seu funcionamento, moradores de Murici, Santana do Mundaú e São José da Laje participaram de palestras sobre o funcionamento da Rede Hidrometeorológica. O meteorologista da Defesa Civil Estadual, Augusto Nascimento, explicou às pessoas presentes conceitos básicos de meteorologia e da Defesa Civil. O diretor de Gestão Ambiental da Semarh, José Gino de Oliveira, apresentou o funcionamento das bacias hidrográficas e dos rios.

Para o estudante de Direito Dallas Diego, de União dos Palmares, a visita foi muito útil e renderá frutos para a população. “A visita causou grande expectativa em todos nós, saber como de fato funciona a Sala de Alerta, que nos servirá de base para obter informações sólidas acerca de catástrofes como a de junho de 2010 só engrandece nossa confiança. Junto com os órgãos competentes, levaremos todo o aprendizado para alunos de União e região. Sem contar que a partir de agora, estaremos habilitados a prestar informações à população através de dados e não deixar que os boatos se espalhem”.

O estudante Andreson Melo ressaltou ainda, sobre a visita, a importância e oportunidade de colaborar com a Defesa Civil. “A visita à Sala de Alerta foi bastante proveitosa, foi muito importante conhecer e ver como ela funciona. Serviu para que possamos difundir o que aprendemos e colaborar, integrando informações às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil [Comdecs] e também com a Defesa Civil Estadual”, disse.

O próximo passo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos é iniciar um ciclo de palestras nas cidades das bacias hidrográficas dos rios Mundaú e Paraíba. As apresentações seguirão o formato do que foi exposto nesta quinta-feira na Sala de Alerta e serão voltadas para a população. 

Os técnicos da Semarh já estão trabalhando na elaboração de uma pequena cartilha que servirá para orientar os moradores não apenas sobre ações em casos de risco, mas com informações também sobre meteorologia e hidrologia. A previsão é de iniciar o ciclo de palestras ainda em maio.

Dados sobre a previsão meteorológica da Semarh podem ser obtidos diariamente no site www.semarh.al.gov.br e mais informações podem ser obtidas através do perfil no Twitter @semarh_al. Os níveis dos rios em tempo real podem ser consultados pelo endereço da Agência Nacional de Águas www.ana.gov.br/telemetria.