quinta-feira, 19 de maio de 2011

APL Inhame capacita produtores em Planejamento Associativo

Curso faz parte de uma série de capacitações que visam a conscientização dos agricultores sobre o tema 

Lívia Vasconcelos

O Arranjo Produtivo Local (APL) Inhame vai realizar um curso em planejamento associativo que visa o desenvolvimento na produção de inhame na região do Vale do Paraíba. A capacitação, voltada para agricultores familiares da Associação Unidos Para Todos, acontecerá em Viçosa, nos dias 1 e 2 de junho, e oferecerá 30 vagas para os associados.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), o APL conta com parceiros, entre eles o Sebrae/AL que, nessa ocasião, atua também como financiador e executor do projeto.

 O objetivo do curso é fortalecer o APL, sendo uma das etapas de uma série de capacitações que visam conscientizar os agricultores sobre gestão empresarial e a importância do trabalho associado. Segundo o coordenador das ações do Sebrae no APL Inhame, Manoel Ramalho, o trabalho associado é importante para corresponder à própria demanda da região.

“Visamos melhorar o aspecto organizacional da Associação. Não basta só legalizar, é preciso se comprometer com a entidade, entender o que é o trabalho associativo, porque só assim os agricultores poderão produzir não só com qualidade, mas em quantidade também”, disse Manoel.

O coordenador ressaltou ainda que a produção associada é o primeiro passo na cadeia administrativa para otimizar a comercialização. Logo depois, vem as cooperativas, como a Cooperativa Regional dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Paraíba (Coopevale), localizada em Paulo Jacinto. “É a única cooperativa da região, formada por 47 pequenos agricultores familiares, que recebem consultoria em gestão, mercado e tecnologia”, concluiu, acrescentando que a proposta é incentivar a formação de mais associações e cooperativas, trazendo desenvolvimento para os produtores e para a região.